You are currently viewing História – Os primeiros habitantes do atual Brasil

História – Os primeiros habitantes do atual Brasil

Olá, tudo bem? Espero que esteja bem e com muita vontade de aprender, com energias renovadas. Desejo um excelente estudo a você! Nessa atividade você aprenderá sobre os primeiros habitantes do atual Brasil. Vamos lá?!

Atividade 1

Os primeiros habitantes do atual Brasil

Nos estudos atuais, profissionais de diferentes ramos da ciência, como arqueólogos, geólogos e outros, participam de escavações em busca de vestígios que revelam como viviam os primeiros habitantes do atual território brasileiro. Entre esses vestígios estão fósseis, ferramentas de pedra, objetos de cerâmica, desenhos rupestres, etc.

Os locais onde se encontram esses vestígios são conhecidos como sítios arqueológicos e há no Brasil mais de 20 mil deles.

Comece assistindo o vídeo a seguir.

Pré-História no Brasil – Brasil Escola. Disponível em:

Pré-História no Brasil – Brasil Escola – Canal: Brasil Escola –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=8oD1xdkAczA

Agora venha conhecer o que esses estudiosos descobriram sobre os hábitos e costumes dos primeiros habitantes do nosso querido Brasil.

O povo de lagoa Santa

No Brasil, pesquisadores encontraram o crânio de uma mulher que viveu há 11,5 mil anos. Deram a ela o nome de Luzia.

Queima do Museu Nacional é perda para o Brasil e para o mundo - 09/09/2018  - Marcelo Gleiser - Folha Crânio de Luzia guiou linha de pesquisa…

Luzia e seu povo viveram na atual região de Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais, a poucos quilômetros de sua capital, Belo Horizonte.

Andavam em grupos de aproximadamente 25 pessoas e eram nômades, ou seja, não se fixavam por muito tempo no mesmo lugar. Tinham um acampamento-base, no qual passavam a maior parte do tempo, e alguns acampamentos mais distantes, utilizados em seus deslocamentos em busca de comida. Construíam palhoças como moradias ou dormiam em cavernas.

Sobreviviam da caça e da coleta de frutas. Enquanto a caçá era praticada pelos homens, a coleta de vegetais era feita por mulheres e crianças.

Os sambaquis

Os sambaquis são elevações que resultaram da ação de povos muito antigos. Eles se formaram pela acumulação de conchas de moluscos, resto de comida, ossos de animais, ferramentas, entre outros.

Ficheiro:Figueirinha I Central.JPG – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ficheiro:Modelo de extratificação de sambaqui.jpg – Wikipédia, a  enciclopédia livre

O sambaqui mais antigo do Brasil fica no Vale do Ribeira, interior de São Paulo (cerca de 9mil anos). Porém, a maior parte deles está no litoral, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Os cientistas não sabem o por que de os sambaquieiros fazerem  essas elevações. Eles acreditavam que, quanto mais alto fosse um sambaqui, maior seria o prestígio das pessoas que viviam nele, pois ali, faziam suas residências e enterravam seus mortos.

Os sambaquieiros dispunham de comida abundante proveniente da caça, da pesca e da coleta de alimentos. Por isso, podiam permanecer por um bom tempo no mesmo lugar. Esses povos desapareceram ao longo do século XVI.

Serra da Capivara

A serra da Capivara fica em uma região no interior do Piauí, e é um sítio arqueológico. Os povos da região organizavam-se em pequenos grupos em lugares próximos a fontes de água, viviam da caça, da coleta de alimentos e produziam ferramentas de pedra. Uma de suas principais características era o hábito de fazer inscrições nos paredões rochosos da região.

Resultado de imagem para imagem de figuras rupestres serra da capivara Pinturas rupestres…

Muitos desses desenhos mostram animais e aspectos da vida cotidiana do grupo,     como caça e os ritos cerimoniais.

Esses povos viviam na Serra da Capivara quando os europeus chegaram à América, entre os séculos XV e XVI.

Sociedades amazônicas

Os arqueólogos encontraram provas de que o ser humano já habitava a Amazônia havia cerca de 12 mil anos.

As primeiras populações a ocupar a região amazônica concentram-se, principalmente, às margens dos rios. Seus moradores eram nômades e viviam como caçadores e coletores.

Há cerca de 3,5 mil anos, teve início um processo de sedentarização, pois nessa época começaram a surgir as primeiras sociedades de horticultores.

Gostou de conhecer um pouco sobre as nossas origens?

C:\Users\Administrador\Pictures\Saved Pictures\9.jpg Boa atividade!

ProponentesSuzana Alves Pires
Instituição EducacionalEscola Municipal Frei Nazareno Confaloni
CREJarbas Jayme

EAJA
Turma
5ª série
Componente curricularHistória
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0403) Compreender como os primeiros agrupamentos humanos chegaram ao Brasil.