You are currently viewing Os fenômenos naturais e a vida cotidiana

Os fenômenos naturais e a vida cotidiana

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 27/10, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Quais fenômenos naturais você conhece?
Quais desses fenômenos podem ocorrem em Goiânia?

Vamos conhecer mais sobre esse assunto?

Raios – fonte: pixabay

Os Fenômenos naturais

Os fenômenos naturais se referem a toda ação da natureza que não ocorre a partir de intervenção humana. Vale ressaltar que os fenômenos naturais podem ser uma simples chuva de verão ou até mesmo uma grande tempestade, a grandeza do fenômeno depende das condições naturais em questão. Veja a seguir alguns exemplos de fenômenos naturais:

• Chuva
  • Raios
  • Vulcão
  • Terremoto
  • Tsunami

De todos esses fenômenos naturais o que mais afeta o cotidiano da cidade de Goiânia é a chuva, mesmo sendo uma ação natural, a interferência humana no espaço urbano e rural acaba gerando transtornos e problemas sérios para população, como por exemplo as inundações.

Assista ao vídeo da Professora Karla Faria, do Canal do YouTube Educa Periferia:

Vídeo: “POR QUE algumas CIDADES ALAGAM?” no Canal Educa Periferia, no site YouTube.

A água da chuva é essencial para manter todo um ciclo de produção e vida, mas tão essencial quanto a chuva é a necessidade que essa água infiltre no solo, dessa forma, devemos cuidar de nossas casas e comunidade, para que problemas como os que foram relatados no vídeo não ocorram.

Atividade

Questão 1
Cite quais fenômenos naturais ocorrem em Goiânia.

Questão 2
Das imagens apresentadas na atividade, quais são os fenômenos naturais mais destrutivos? Explique.

Questão 3
Análise a sua casa e rua e veja como está a situação da impermeabilidade do solo, pense em medidas para melhorar a absorção da água da chuva no solo, converse com os vizinhos sobre o assunto.

Questão 4
Converse com seus amigos e familiares e questione eles sobre a questão da impermeabilidade dos solos, pergunte como é na casa deles e na região onde eles moram, explique para eles como evitar esses problemas.

Questão 5
Você já presenciou alguma área de inundação em Goiânia? Cite as áreas que você conhece que sempre inundam durante o período chuvoso.

Assista ao programa Conexão Escola – Fenômenos naturais – Bloco 1

Os fenômenos naturais e a vida cotidiana e Clima e Tempo – EAJA – 27/10 – Bloco 1

Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências:Site Bol. “8 fenômenos naturais que mostram que o Brasil não é um país tão tranquilo”. <Disponível em: https://tinyurl.com/y5845gw2> acesso em 8 de outubro de 2020.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0106) Identificar os fenômenos naturais em diferentes escalas.
(EAJAGE0107) Compreender a inter-relação entre os fenômenos naturais.
(EAJAGE0108) Entender as dinâmicas de formação e estruturação dos fenômenos naturais.
(EAJAGE0109) Problematizar a conexão da vida cotidiana com os fenômenos naturais.
Componente Curricular:Geografia