You are currently viewing Os diferentes grupos sociais que compõem a formação de Goiânia

Os diferentes grupos sociais que compõem a formação de Goiânia

Você já reparou como as pessoas apresentam muitas características diferentes? O jeito de falar e de se vestir, o sotaque, as formas de se relacionar com o outro e muito mais.

As nossas cidades são habitadas por pessoas de diversas origens, por isso possuem diferentes costumes. Aprender sobre essas diferenças é muito importante para conhecer nossa história, as diferenças e semelhanças que caracterizam a identidade do povo brasileiro e, com isso, aprender a respeitar as diferenças.

Atividade 1:

Acesse o link e assista ao vídeo. Convide sua família para assistir com você:

Atividade 2

Você sabe o que é aquarela? Pesquise o significado dessa expressão em um dicionário ou na internet.

Atividade 3:

Reflita com sua família:

Por que o compositor usou o título “Aquarela Brasileira” para essa música?

Atividade 4:

Acesse o link e assista o vídeo: – Diversidade étnica e cultural brasileira

Atividade 5:

O vídeo pergunta: “Com quantos brasis se faz o Brasil, com quantos brasis se faz um país…” Em seu caderno, coloque o nome dos povos que, segundo o vídeo, contribuíram para formação do povo brasileiro.

Atividade 6

Observe o mapa abaixo com os estados brasileiros e reflita

Você conhece pessoas que moram em Goiânia e que vieram de outros estados? De quais estados?

E você? Nasceu em Goiânia, no estado de Goiás? Ou veio de outro estado?

Atividade 7

Pensando nas diferentes pessoas que moram no seu bairro, elabore um texto contando sobre como essas diferenças entre elas influenciam o dia a dia do seu bairro.

Lembre-se de colocar no seu texto como essas diferenças são importantes para a formação da nossa identidade.

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0302) Compreender as relações estabelecidas entre os grupos populacionais (indígenas, brancos, afrodescendentes e outros imigrantes) que formam a cidade.(EAJAHI0303) Identificar os grupos populacionais que formam hoje a cidade de Goiânia, como os oriundos de Tocantins, Pará, Maranhão, Bahia, entre outros.(EAJAHI0304) Perceber a presença do fenômeno das migrações no ambiente escolar e como se dá o convívio entre as diferenças regionais entre os educandos da EAJA.(EAJAHI0312) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades que contribuíram na formação histórica de Goiânia, os grupos de migrantes atuais e sua importância em uma nova configuração cultural da cidade.(EAJAHI0313) Promover o respeito aos diferentes grupos sociais e sua autoafirmação nos espaços da cidade, superando preconceitos.
Língua Portuguesa(EAJALP0306) Formular e verificar hipóteses sobre os textos lidos. (EAJALP0316) Apontar a ideia central do texto. (EAJALP0318) Planejar e produzir textos dos gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana. (EAJALP0320) Ampliar os aspectos característicos da narrativa.  (EAJALP0349) Identificar a ideia principal do texto. (EAJALP0405) Apreciar textos da tradição oral (cantigas regionais e nacionais, poemas, letras de músicas etc.). (EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos.(EAJALP0419) Identificar informações explícitas em textos.(EAJALP0425) Identificar a ideia central do texto.

EAJA – 1° Segmento 1ª a 4ª séries – Ética e Cidadania