You are currently viewing Geografia – Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção

Olá estudante! Hoje você vai estudar sobre as os meios técnico e tecnológico na produção!

Atividade 1

No início do século XX o Fordismo aperfeiçoou a Linha de Montagem. Com isto, os automóveis eram construídos em esteiras rolantes que funcionavam enquanto os operários ficavam, praticamente, parados nas “estações”, quando realizavam pequenas etapas da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores.

A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. Esses efeitos, que se pode chamar de “impactos sociais”, repercutiram nos processos de trabalho, na qualificação da força de trabalho, nas próprias condições de trabalho, na saúde do trabalhador e consequentemente nas políticas de ocupação, afetando diretamente a questão do emprego.

O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.

Atividade 2

RESPONDA AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO:

QUESTÃO 1: De acordo com as ideias fordistas, qual era (ou é) a “vantagem” das esteiras rolantes nas fábricas?

____________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2: De acordo com as suas experiências, marque um “X” na profissão que HOJE já não existe mais na sua cidade ou no seu país.

a) A boa telefonista (     ) b) Curso grátis com certificado de Cobrador de ônibus(     )
c) Dia do médico: como desenvolver o seu potencial humano para lidar com os  desafios da profissão?IPOG(     )   d)Funtrab disponibiliza 32 vagas para motorista de ônibus rodoviário e 10  vagas para técnico de enfermagem – Fundação do Trabalho(     )

QUESTÃO 3: Para você, por que muitas profissões já não existem mais?

QUESTÃO 4: Para cada imagem abaixo responda:

Qual tecnologia atual já substitui o trabalho ou o aparelho representado?

a) ______________________________

datilógrafo - Wikcionário b) ________________________________

16 de janeiro: Dia do cortador de cana-de-açúcar c) ____________________________

Algodão uzbeque manchado - Portugal Têxtil d)__________________________

A história do computador pessoal no Brasil – Por Marcelo Nascimento | MSX  Revival e) ____________________________

EAJAEscola Municipal Residencial Itaipu
Turma/agrupamentoSegundo segmento 7ª série
Componente Curricular:Geografia
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (EAJAGE0711) Analisar a inserção das tecnologias nos processos e meios de produção industriais na perspectiva da Globalização excludente.