You are currently viewing Orçamento pessoal e familiar

Orçamento pessoal e familiar

Para a maioria da população, todo final de mês é aquele sufoco para saber se o dinheiro que ganhou é suficiente para pagar todas as contas. Com o planejamento do nosso orçamento familiar, é possível ter mais tranquilidade. 

No estudo de hoje, conversaremos sobre orçamento mensal. Vamos lá?

Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “O Piano ou Aninha”.


Atividade 2

Agora que você assistiu ao vídeo, converse com seus familiares sobre as seguintes questões: 

Vocês controlam seus gastos mensais? Como? A renda familiar é suficiente para pagar todas as suas contas? Vocês conseguem poupar? Pensem juntos sobre o que pode ser feito para economizar um pouco mais de dinheiro na família.


Atividade 3

Sabia que o controle de seus gastos pode ser feito numa simples tabela ou anotado em uma folha de papel? A tabela a seguir é um exemplo que pode ajudar a controlar gastos mensais:

https://drive.google.com/file/d/14y6NQ–Eq5QY_nT5U27k0Pjwqb0xhmTk/view


Atividade 4 

Você sabe qual é o significado das palavras receita e despesa? Será que você tem mais receitas ou mais despesas no final do mês? 

Pesquise, no dicionário ou na internet, o que significam as palavras RECEITA e DESPESA. Anote o resultado de sua pesquisa no caderno.


Atividade 5

Vamos colocar a mão na massa? Opa! A mão nas contas!!!

Em seu caderno, anote sua receita mensal, ou seja, tudo que você recebe no mês. Se você recebeu mais de uma vez durante o mês, some os valores do dinheiro recebido.

Agora, escreva suas despesas, ou seja, tudo  o que você gasta durante o mês (água, energia, supermercado, padaria, açougue, …). Faça as contas, some seus gastos.


Atividade 6

Será que o dinheiro que você recebeu foi suficiente para pagar as contas? Para saber, você precisa subtrair (diminuir) do valor que você recebeu (sua receita) o valor gasto com suas despesas.

E aí? O dinheiro que você recebeu foi suficiente para pagar as contas? Se foi, você está de parabéns. Mas, se não foi, o que você precisa fazer para equilibrar seu orçamento? 

Na atividade 2, você e sua família refletiram sobre o que fazer para economizar. Está na hora de começar a colocar em prática!


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0310) Observar questões de pesquisa em textos informativos por meio da leitura de gráficos de divulgação científica sobre fenômenos naturais e sociais.
(EAJALP0411) Realizar a leitura de textos curtos de divulgação científica, tais como: verbete de enciclopédia (digital ou impresso), diagramas e tabelas de divulgação científica, entre outros. 
(EAJALP0413) Ler e compreender textos verbais e não verbais, tais como: relatos de observação, fontes de informação, entre outros.
Matemática(EAJAMA0301) Ler e escrever (com algarismos e palavras) números naturais do sistema de numeração decimal até a ordem de dezenas de milhar. 
(EAJAMA0306) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema presentes no cotidiano, com números naturais envolvendo adição, subtração e multiplicação. 
(EAJAMA0312) Ler e escrever números racionais, representados na forma fracionária e/ou decimal. 
(EAJAMA0314) Examinar as regras do sistema de numeração decimal para leitura e representação dos números racionais na forma decimal.
(EAJAMA0336) Produzir textos a partir da análise de dados apresentados por meio de tabelas e gráficos.
(EAJAMA0408) Resolver situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita.


EAJA – 1° Segmento 1ª a 4ª séries – Educação Financeira e Empreendedorismo