You are currently viewing Arte – Onde está a Arte na vida

Arte – Onde está a Arte na vida

Olá, alunos! A Pergunta “Onde está a Arte na vida”? pressupõe a idéia de que a arte está presente em diversos momentos da história de vida dos estudantes, e que isso se manifesta de várias formas em seu cotidiano.

Atividade 1

Assista  o vídeo:

QUEM É JR? [EM MENOS DE 5 MINUTOS] – Canal: life is a bit
Link: https://www.youtube.com/watch?v=sHaIK-w8qpI

Atividade 2

Leia o Texto abaixo e responda as questões.

Onde está a Arte na vida?

Ao fazer essa pergunta, confiamos em que a arte, sim, inserida em seu cotidiano, despertando diferentes sensações, percepções, sonoridades e movimentos, explorando e incentivando novas e diversas possibilidades de reflexão e autuação ao seu redor. A imagem do fotógrafo francês JR(1983) mostra uma intervenção artística . Para realizar esse projeto, ele visitou uma série de bairros periféricos de várias cidades. Entre eles, a favela do Morro da Providência, na cidade do Rio de Janeiro(RJ). Lá, ele entrevistou algumas moradoras e as fotografou; ampliou as imagens de seus rostos e olhos e estampou algumas fachadas de casa desse morro com elas. Por meio dessa proposta artística, pode-se refletir até que ponto a arte é criada a partir das nossas próprias experiências e como está muito mais próxima de nós do que pensamos. A arte é parte da vida, ela nos identifica, nos ajuda a dizer quem somos e de onde somos e, por essa mesma razão, também nos ajuda a ver os outros, com suas semelhanças e diferenças. (texto retirado do livro “Se Liga na Arte 6ºano “.)

RESPONDA NO SEU CADERNO:

1) Observe a imagem acima:

a) De que modo a realidade pode ser transformada pelo ser humano?Por que temos a necessidade de intervir no ambiente em que vivemos?

b) A arte está presente no seu cotidiano?

c) Qual intervenção artística você faria no seu bairro?

e) Por que temos a necessidade de intervir no ambiente em que vivemos?

ProponentesProfessora de ARTE – Jane de Cássia Rodrigues
Instituição EducaçionalEscola Municipal Frei Nazareno Confaloni
CREJarbas Jayme

EAJA  Segundo segmento
Turma5ª série
Componente curricularARTE
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAAR0501) Identificar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em âmbito local, regional, nacional e universal, refletindo sobre suas diferentes representações;  (EAJAAR0502) Ampliar a capacidade de interpretar, simbolizar e criar novas representações a partir do repertório imagético do cotidiano;  (EAJAAR0503) Criar novas formas de representar idéias potencializando a percepção, o imaginário e o repertório imagético pessoal, por meio da apreciação de diferentes contextos estéticos das artes tradicionais e contemporâneas;  (EAJAAR0505) Identificar e explorar as visualidades presentes na vida cotidiana, reconhecendo as interações e conexões entre os elementos da linguagem visual que os constitui: fotografia, cartazes, televisão, publicidade, desenho industrial, entre outros;