You are currently viewing O trabalho informal

O trabalho informal

Olá! Seja bem-vindo ou bem-vinda à esta atividade!

Hoje conversaremos sobre Educação Financeira e Empreendedorismo.  Trataremos de um assunto muito comum nas famílias brasileiras: o trabalho informal. Calma!!! Vamos explicar tudo!!


Primeiro, você sabe o que é trabalho informal?

Muitos brasileiros e brasileiras, trabalham na informalidade em atividades econômicas diversas. E isso pode contribuir para que a atividade exercida não cresça, pois você não é reconhecido como um empresário ou empreendedor.

Existe a possibilidade de pessoas que perderam o emprego também quererem abrir seu próprio negócio. 

Independente de qual seja a sua situação, você precisa identificar em si características de um bom empreendedor, pois assim aumentará as chances de sucesso com sua empresa. 

Será que você tem um perfil empreendedor? Você se vê como um empreendedor?

Vamos assistir ao vídeo do SEBRAE que traz 10 (dez) características do empreendedor.

“Empreendedorismo – 10 Características do Empreendedor” – Canal: Sebrae – Link: https://www.youtube.com/watch?v=xfIU6oukqes

E ai? Você se identifica com alguma ou algumas das características de um empreendedor?

Se você se identificou com esse perfil, talvez pense em abrir o seu próprio negócio, mas aí vem aquela dúvida: o que eu vou fazer?


Vamos assistir juntos outro vídeo, também  do SEBRAE, que traz algumas dicas sobre o assunto.

“Como saber que negócio abrir” – Canal: Sebrae – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZdPC8-9hUZ4&list=RDCMUCBqosmarVhVAKYXGVt1JvnA&index=1

Independente de qual seja o ramo de atividade que você pensa em abrir como Microempreendedor Individual, é necessário cuidar da saúde financeira da sua possível empresa, ou seja, ter uma boa gestão. 

Mas o que é gestão financeira?

Bom, é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa, visando potencializar seus ganhos e minimizar custos.

Veja alguns dos conhecimentos matemáticos que serão necessários para realizar uma boa gestão financeira.  

Por exemplo, para o controle de caixa, serão utilizados conhecimentos relativos ao Sistema Monetário Brasileiro, realizar operações aritméticas com números racionais na forma decimal e porcentagem tendo em vista a realização de troco, desconto e, claro, utilizar tabela de dupla entrada.

A tabela de dupla entrada ajudará também no controle de estoque e  é preciso realizar operações com os números naturais para estimar o que você precisará comprar e o que foi vendido. 

Outra coisa, para possíveis empréstimos, utiliza-se noções de juros simples e compostos. 

E por fim, a utilização de tecnologias, como a calculadora e planilhas eletrônicas serão sempre bem-vindas!

E, então, você já é ou consegue se ver como um empreendedor?


ComponenteObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0602) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade.

Assista ao bloco na íntegra no vídeo abaixo:

“EAJA ED FINANCEIRA PARTE 02 17 08” – Canal: Portal Conexão Escola – Link: https://www.youtube.com/watch?v=L-_SMrq6dDo

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 6ª Série