You are currently viewing O tempo e a História

O tempo e a História

A relação entre o tempo e a história desperta um sentimento de nostalgia, ou seja, saudades do tempo vivido no passado. Nesta atividade, questionaremos o que é o tempo e o que ele tem a ver com a nossa formação, com a nossa identidade. Vamos lá?

Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo da música “Oração ao Tempo”, com Maria Gadu. Convide seus familiares para ouvir com você.

Atividade 2

Agora, reflita sobre as seguintes questões:

  1. Sobre o que a letra da música está falando? 
  2. Qual a relação da música com a sua vida? 

Atividade 3

Faça uma lista de palavras da música que você não conhecia. Caso necessite, peça ajuda a seus familiares.

Atividade 4

Converse com alguém de sua família e explique a diferença entre as situações cotidianas de hoje e de como elas eram na sua infância.

Atividade 5

Agora, faça uma registro oral: grave um áudio ou um vídeo no WhatsApp, falando sobre como você tem organizado o seu tempo nesse período de distanciamento social.

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família.(EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…).(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico.
Língua Portuguesa(EAJALP0173) Produzir textos orais, com diferentes intenções e que circulam na vida cotidiana.(EAJALP0153) Conhecer e utilizar os textos multissemióticos, reconhecendo a relação dos mesmos com a palavra escrita e sua significação.


EAJA – 1° Segmento 1ª a 4ª séries – Ética e Cidadania