You are currently viewing O Sapo Virou Príncipe

O Sapo Virou Príncipe

Fonte: Youtube, “Sapos e pererecas – 009 EAJA – Experiências e Curiosidades – 1ª Série” do canal Portal Conexão Escola

Olá! Você sabia que muitas civilizações antigas veneravam os sapos? Chineses e indianos acreditavam que o mundo se apoiava nas costas de um sapo gigante e que os terremotos ocorrem devido à movimentação desse sapo. Outra crença era de que os eclipses ocorrem porque um sapo engolia a Lua. Lendas à parte, você sabia que o sapo e outros anfíbios, como as rãs e as pererecas, são importantes aliados contra a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos? Pois é, eles se alimentam de insetos e de suas larvas e ajudam a diminuir a população de mosquitos e pernilongos, contribuindo para o equilíbrio ambiental e para a nossa saúde! Quer saber como algumas comunidades estão tirando proveito disso?

Os sapos, rãs e pererecas são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos. São, portanto, poderosas armas de defesa contra os mosquitos transmissores de doenças, especialmente a dengue.


Atividade 1

Assista ao vídeo 1. Convide sua família para assistir com você.

Fonte “Moradores da Pompeia criam sapos para combater pernilongos” – Reportagem de Tainá Figueroa – Jornal SP no Ar – TV Record.

Atividade 2

Reflita com sua família

  • Qual é a importância da preservação dos sapos e pererecas para o equilíbrio do ecossistema e no combate aos mosquitos?
  • Como você combate ao mosquito da dengue na sua casa e na sua comunidade? Poderia ser de outra forma?

Atividade 3

Você conhece alguma lenda ou curiosidade sobre os sapos? Conte para seus familiares.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
CiênciasReconhecer as características dos animais que fazem parte do cotidiano e relacionar ao ambiente em que vivem
GeografiaReconhecer e valorizar o próprio saber sobre o meio natural e social correlacionando-o com a qualidade de vida.


EAJA – 1° Segmento – 1ª séries – Experiências e Curiosidades