You are currently viewing O ritmo biológico e o trabalho

O ritmo biológico e o trabalho

Fonte: Youtube, “Trabalho Noturno – 017 EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1ª Série” do canal Portal Conexão Escola

Você costuma dormir cedo ou é noturno(a)? O nosso organismo acompanha a claridade do dia e o escuro da noite, tanto para dormir, comer e trabalhar. O relógio biológico varia de pessoa para pessoa. Mas o que é relógio biológico? Por que ele é importante para o funcionamento do nosso organismo? Como podemos criar hábitos para melhorar nosso desempenho físico e mental?


Atividade 1

Ao assistir ao vídeo abaixo, você receberá informações sobre o nosso relógio biológico, qual a importância dele para o organismo e porque criar hábitos saudáveis de sono, refletir sobre as diferenças entre os indivíduos em relação aos hábitos do sono e valorizar as profissões noturnas e a importância delas para nossa sociedade. 

Convide sua família e juntos e assistam ao vídeo 1

Fonte: Relógio biológico invertido | Drauzio Comenta

Atividade 2  

Agora, reflita com sua família sobre os hábitos do sono, eles são iguais para todas as pessoas? Como funciona na sua família? Como podemos melhorar esses hábitos?

Quais são as profissões noturnas que você conhece? Elas são importantes? Por quẽ?


Atividade 3

Escreva no caderno as informações mais importantes do vídeo: o que significa relógio biológico, como ele funciona e sua importância para a saúde. Também registre informações sobre os diferentes hábitos de sono na sua rotina e dos profissionais que precisam inverter o funcionamento dele para trabalhar.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0105) Identificar a diversidade na vivência das relações sociais do cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas diferenças.
Geografia (EAJAGE0102) Reconhecer a si próprio e seus pares como sujeitos histórico-culturais.
Língua Portuguesa(EAJALP0102) Conhecer as pistas textuais, intertextuais e contextuais;
(EAJALP0110) Compreender coletivamente a seleção das partes mais significativas de um texto.
(EAJALP0145) Elaborar textos coletivamente com diferentes funções e de diferentes gêneros do campo da vida cotidiana.
(EAJALP0146) Produzir textos escritos coletivamente e de forma espontânea, considerando a situação comunicativa.



EAJA – 1° Segmento – 1ª série – Educação Ambiental e Saúde