You are currently viewing O que são RITUAIS?

O que são RITUAIS?

Olá, estudante!
Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 09/10, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades.
No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!

Os RITUAIS são acontecimentos cheios de história como os aniversários, batismos, casamentos, além regras socialmente estabelecidas. O simples ato de escovar os dentes todos os dias é um ritual, sabia disso? Claro, é também um hábito de higiene e cuidado com a saúde do corpo.
A forma como nos relacionamos com a fé também é vista como ritualística e, muitas vezes é passada entre gerações, permeada de história. É por isso que, quando vemos alguém demonstrando sua relação com “o sagrado”, precisamos respeitar essa história!
Veja abaixo um vídeo muito interessante sobre a relação de 5 crianças com suas crenças:

Vídeo: Five – Canal The Mercadantes

Que lindo esse vídeo, hein? Ele foi produzido pela dupla de cineastas The Mercadantes, de São Francisco, Califórnia (EUA)! As semelhanças entre o hinduísmo, judaísmo, islamismo, cristianismo e o budismo são bem interessantes: a preparação pra sair, o caminho até os templos, os rituais de cada um, as mãozinhas e os olhinhos fechados.


ATIVIDADE

E aí na sua casa? Você tem o hábito de participar desse ritual todo de se preparar e ir a um lugar para ter esse encontro espiritual, uma igreja, sinagoga, templo, terreiro etc?
No seu caderno, faça um texto descritivo sobre o antes, o durante e o depois. Você vai perceber que existem muitos passos a seguir.
Lembre-se: precisamos respeitar todas as crenças, principalmente aquelas que são diferentes das suas!

ComponentesObjetos de
Conhecimento
/ Conteúdos
Habilidades
GeografiaO modo de vida das
crianças em
diferentes lugares
(EF01GE01-C) Identificar semelhanças
e diferenças entre os lugares de
vivência e outros conhecidos.
HistóriaA vida em família:
diferentes configurações
e vínculos
Conhecer, respeitar e
valorizar as histórias
da família, da escola
e da sua comunidade.