You are currently viewing Ciências da Natureza: O QUE O TERMÔMETRO DIZ E O QUE REALMENTE SINTO!

Ciências da Natureza: O QUE O TERMÔMETRO DIZ E O QUE REALMENTE SINTO!

Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para a 6ª série da Eja, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!

Qual a diferença entre sensação térmica e temperatura?  A sensação que o ser humano tem ao perceber a temperatura do ambiente leva em consideração a troca de calor entre o ambiente e o corpo da pessoa, a umidade, além da velocidade e intensidade dos ventos. Diferente disto, o que é marcado pelos termômetros nas ruas considera somente a temperatura do ambiente. Ficou difícil? Então vamos pensar?

Fonte: pxhere.com

ATIVIDADE 1

Para compreender o que é sensação térmica e os fatores envolvidos nesse conceito, assista atentamente ao vídeo do canal “Física em 5 minutos”:

ATIVIDADE 2 

Certamente você ouve, todos os dias, informações nos noticiários sobre temperatura, e às vezes também é informado algo sobre a sensação térmica em determinadas circunstâncias do tempo. Nesse sentido, leia um desses exemplos na notícia indicada no link abaixo:

Link notícia: Frio intenso chega ao Brasil na quarta; sensação térmica pode chegar a -25°C na Serra Gaúcha | Natureza | G1 (globo.com)

ATIVIDADE 3

De acordo com o vídeo e a notícia, responda às questões a seguir:

  • Qual é a ideia central da notícia?
  • De acordo com o que assistiu e leu, explique com suas próprias palavras a diferença entre temperatura e sensação térmica.

ATIVIDADE 4

Agora, que tal realizar um experimento bem simples? Retire água do filtro de barro ou da torneira e coloque as suas mãos no recipiente com a água. Depois, escreva em seu caderno um relato dessa experiência: a água parece mais fria ou mais quente do que a temperatura do ambiente? Qual é a sensação térmica?


Até a próxima e “fique frio”!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes curricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0601) Distinguir os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica, estabelecendo relações com situações vivenciadas cotidianamente.
Língua Portuguesa(EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido.