You are currently viewing Matemática – O que é Pesquisa de Mercado?

Matemática – O que é Pesquisa de Mercado?

Você sabia que é muito importante fazer pesquisa de mercado, mesmo antes de lançar um produto. As pesquisas de mercado são estudos que servem para identificar e analisar as necessidades do consumidor e a realidade da concorrência? Nessa atividade vamos estudar sobre a pesquisa de mercado, sua importância para o empreendedorismo e como elaborar uma pesquisa.


Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo “Como fazer pesquisa de mercado” do SEBRAE. Convide seus familiares para assistir com você e procurem dialogar se vocês já conheciam o que é uma pesquisa de mercado e para que ela serve.

“Como fazer pesquisa de mercado” – Canal: Sebrae –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=nuiQ8dO2DCg

Atividade 2

Pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento. Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas. Assista o vídeo “Marketing – Como fazer pesquisa de mercado” do Sebrae- SP no link a seguir. Após assistir o vídeo do link abaixo, elabore um pequeno texto em seu caderno relatando a importância de uma pesquisa de mercado para a tomada de decisão, principalmente diferenciando as abordagens direta e indireta e qual você acha mais importante para um empreendedor que queira expandir seu negócio.

“Marketing – Como fazer pesquisa de mercado” – Canal: Sebrae SP –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Pa7IavTM5h4

Atividade 3

A Catho Online, maior classificados online de currículos e empregos da América Latina, fez uma pesquisa de mercado em 2011 com a participação de 46.067 respondentes. De acordo com os dados, 11% dos empregados foram contratados por sites de classificados para o emprego atual, sendo o segundo meio mais efetivo de contratação. Analise o gráfico da pesquisa a seguir e responda os itens.

Disponível em: https://www.catho.com.br/institucional/wp-content/uploads/2011/08/11.jpg
  1. De acordo com a pesquisa, qual foi a maior fonte de contratação de emprego em 2011? Você acha que hoje, essa seria também a maior fonte de contratação de emprego?
  2. Qual o percentual de contratação por agência de emprego?
  3. Caso você trabalha ou já trabalhou em um emprego formal, o último emprego em que você foi contratado está em alguma fonte de contratação no gráfico? Qual?
  4. Qual a importância dessa pesquisa de mercado para essa empresa de empregos e currículos online? Justifique.

Atividade 4

Pesquisa de satisfação do cliente: Medir a satisfação do cliente é fundamental para quem busca a excelência. Ao saber se os seus clientes estão satisfeitos, é possível minimizar erros, encontrar pontos de melhoria, aperfeiçoar processos e gerir os recursos de forma mais eficiente. A melhor forma de fazer um questionário de satisfação é estabelecer uma escala e pedir para os clientes darem notas para diferentes aspectos do seu negócio. Por exemplo, utilize uma escala de 1 a 5, em que 1 é nada satisfeito e 5 é totalmente satisfeito. Imagine que você é um empreendedor do ramo comercial de algum produto ou serviço. Nesse sentido elabore um questionário em seu caderno com 10 perguntas em que os seus clientes possam dar uma nota geral de satisfação, utilizando essa escala, e depois avalie pontos específicos. Atendimento, preço, qualidade do produto, tempo de espera ou de entrega, localização, ambiente da loja, site e outros que podem fazer parte das perguntas de seu questionário.


Componentes:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAMA0807) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais. (EAJAMA0808) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam juros simples e juros compostos, no contexto da educação financeira. (EAJAMA0835) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries