You are currently viewing O QUE É O GRAFITE?
Imagem-de-NakNakNak-por-Pixabay

O QUE É O GRAFITE?

Olá, estudante!
Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 23/10, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades.
No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!

Considera-se grafite uma inscrição caligrafada, um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.
O Grafite já era conhecido desde o Império Romano, que era chamado de Grafito, o qual significado é: inscrição feita na parede, e essa é a única semelhança entre o GRAFITO do antigo Império Romano com o GRAFITE de hoje. A tinta é a matéria prima do grafite, e o spray é fundamental. Hoje, temos no mercado, inúmeras cores de tinta spray, o que facilita e diversifica o trabalho dos artistas.

O grafiteiro ou a grafiteira aproveita os espaços públicos para deixar sua arte, criando com intencionalidade uma linguagem para interferir na paisagem da cidade, por isso o Grafite é conhecido como Arte Urbana.
Não é difícil identificar o estilo dos artistas. Eles têm suas maneiras próprias de desenharem e de abordarem os mais diversos temas.
No Brasil a gente tem Os Gêmeos, dois irmãos gêmeos, Otávio e Gustavo Pandolfo, considerados uns dos melhores grafiteiros do mundo.
Na Inglaterra, o grafiteiro e ativista político londrino muito conhecido no mundo todo, tem como pseudônimo (nome que não é o de registro) Banksy.
Na Alemanha tem o grafiteiro Edgar Mueller, que como marca registrada em seu trabalho apresenta o tamanho, são desenhos enormes, e também a tridimensionalidade, a ideia de que você está vendo um espaço em 3D, uma profundidade que é mera ilusão de óptica.
Em Goiânia temos muitos grafites. Grafites belíssimos e de alta qualidade. O Beco da Codorna é um espaço onde você pode ver excelentes trabalhos, o Beco da Codorna fica no centro da cidade, é onde fica também a associação dos grafiteiros de Goiás. Vale a pena visitar o espaço!

Os grafites impactam a paisagem urbana. E as ideias e a criatividade dos grafiteiros estão mudando as cidades contemporâneas, transformando os espaços em lugares diferenciados.
Os grafites compõem o ambiente, deixa tudo mais alegre e divertido, sem esquecer a crítica social evidenciada em muitos dos trabalhos espalhados pelas cidades.
E também melhora a qualidade de vida e o humor das pessoas que transitam por esses espaços. Além de promover uma visão mais crítica do mundo, pois boa parte dos grafites transmitem mensagens de cunho social apontando problemas da comunidade ou sociedade. Assista ao vídeo abaixo sobre Grafite para realizar a atividade em seguida.

Atividade 1

Grafites são manifestações com estilo próprio, saberes específicos e múltiplos. Existem várias juízos sobre o Grafite: alguns valorizam como manifestações simbólicas humanas que devem ser consideradas e apreciadas, outros criticam de forma pejorativa, acreditam que não contribuem em nada na cultura ou na vida das pessoas. E você, qual sua opinião? Escreva no seu caderno de Arte a sua opinião e aproveite para fazer uma pintura que poderia fazer parte da cidade, assim como os Grafites.

EAJA – 2° Segmento – Experiências e Curiosidades

ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
  Artes VisuaisContextos e PráticasApontar, relacionar, compreender criticamente formas distintas das Artes visuais tradicionais e contemporâneas locais e regionais, estimulando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar repertório imagético do cotidiano.
Artes VisuaisProcessos de criaçãoDialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
Artes VisuaisMaterialidades e Não- -MateriaisConhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.