You are currently viewing O que é arte?

O que é arte?

O que é arte? Parece uma pergunta de fácil resposta, não é mesmo?
Mas será que a gente consegue uma única resposta?
Se alguém lhe fizer essa pergunta, o que você responderia?

Ao longo dos tempos, criamos diferentes modos de fazer arte, por diversos motivos. O papel da arte não é o mesmo em cada época, lugar ou cultura. A maneira como nos relacionamos com a arte também está sempre em mudança. Encontrar respostas para esse tipo de questionamento, pelas razões que acabei de mencionar, definir o que é arte não é tão fácil, mas possível de encontrar algumas pistas para uma quase resposta!
A arte pode ser compreendida como forma de comunicação, ou seja, que questiona, que interpreta e que desafia a realidade. Nesse sentido, a arte é algo fluido, e não tem como ter uma definição pronta e acabada, pois as expressões artísticas são mutantes e estão atreladas aos tempos, espaços e culturas.

A arte é uma manifestação humana… Só existe arte porque o homem e a mulher fazem arte! Por isso é uma forma de comunicação da realidade dos tempos diversos. A arte enquanto manifestação humana, está sempre COMUNICANDO as coisas do seu tempo, e dependendo dos modos de vida, do lugar e da época ela comunica de maneira diferente. Por isso nenhuma definição consegue responder o que é arte, pois o mundo muda o tempo todo, pois os valores e culturas mudam.


Tem um vídeo bem bacana sobre o que pode ser arte. Vamos ver?

https://www.youtube.com/watch?v=zDgAg8JO6MQ&feature=youtu.be
O que é Arte? Canal: Breno Augusto

Esse vídeo ajuda a perceber que a arte é múltipla, e que mexe com as nossas emoções!
Vamos ver outras opiniões do que é arte? Assista ao próximo vídeo!

O que é arte? Canal: GCF AprendeLivre
https://www.youtube.com/watch?v=NW4z_db_2AI

Atividade 1 – Considerando o conteúdo visto hoje, transcreva para seu caderno a tabela abaixo e preencha a coluna de acordo com o vídeo: Arte também pode ser…

Arte não…Também pode…
Arte não está só nas galerias…
Arte não é só realista…
Arte não é apenas imagem…
Arte não é só desenho…
Arte não é só bonita…
Arte não é só alegre…
Arte não é só agradável…
Atividade para ser realizada pelo(a) estudante.

EAJA – 2º Segmento – Experiências e Curiosidades


ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
Arte Artes VisuaisMaterialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística(EF09AR05-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal.
Arte Artes VisuaisContextos e Práticas: Estilos visuais;(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, bem como ampliar o seu repertório estético e imagético.
Arte Artes VisuaisFormas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas(EF09AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, trazendo sentidos e significados para as produções artísticas diversas, fazendo conexão às suas histórias de vida, memórias e valores construídos, por meio de vivências e assim criar seus ideais, desejos e perspectivas coletivas e sociais.
Componentes/ Objetos de Aprendizagens/Habilidades – DC GO