Com o objetivo conhecer o papel da mulher na sociedade, a forma como ela foi e continua sendo tratada historicamente, bem como a importância de inseri-la como sujeito da história, precisamos entender sua trajetória e função em diferentes tempos na sociedade, descrevendo sobre a família, a educação, o trabalho e as transformações que foram necessárias para que a sociedade começasse a tratá-la sob um novo olhar.
Atividade 1
Para conhecer um pouco da trajetória da mulher na sociedade antiga até os dias atuais acesse o link abaixo e faça a leitura do texto:
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-papel-mulher-na-sociedade.htm
Atividade 2
Baseado na leitura do texto, relate em seu caderno o que você entendeu em relação a desigualdade existente entre homens e mulheres, no mercado de trabalho, e até mesmo em casa, durante o período da sociedade antiga.
Atividade 3
E agora? Como você definiria a mulher dos dias atuais, perante a sociedade que a rodeia? Qual a sua evolução? Mudanças? Conquistas? Registre em seu caderno.
Atividade 4
Assista o link abaixo:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=R8cic1RtJ70
Atividade 5
Após a leitura do texto anterior e ao vídeo que acabou de assistir, crie um desenho em forma de tirinhas, no qual demonstre a evolução do papel da mulher na sociedade antiga até chegar aos dias de hoje. Use do conhecimento adquirido, sua imaginação e criatividade e vamos lá!!!!!!
Saiba Mais | Referências:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=o10vNe1hpsw
Componente(s) Curricular(res) | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0527) Identificar os papeis sociais desempenhados pelas mulheres nas sociedades egípcia, mesopotâmica e nas sociedades pré-colombianas, relacionando-as aos dias atuais. EAJAAR0527) Desenvolver estratégias de registros sobre o processo e o percurso artístico de forma crítica, reflexiva e poética, utilizando diferentes propostas (visual, corporal, sonora, escrita, multimeios, etc). |
Professor: | Mara Cristina Fernandes |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Engenheiro Robinho Martins de Azevedo |
CRE: | Jarbas Jaime |
EAJA – Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries