You are currently viewing Matemática – O funcionamento de um taxímetro

Matemática – O funcionamento de um taxímetro

Você sabia que o taxímetro é um instrumento que é utilizado em táxis para calcular o valor a ser pago em uma corrida? E seu princípio básico é identificar quando o carro está parado e quando está em movimento, em que para cada situação existe uma tarifa. Vamos aprofundar nesse assunto?

Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo “Você sabe como funciona o taxímetro?”. Convide seus familiares para assistir com você e procurem dialogar se vocês já sabiam sobre o funcionamento do taxímetro, aquele aparelho utilizado para registrar quanto o passageiro vai pagar pela utilização dos táxis, que causam muitas dúvidas nos usuários.

“Você sabe com o funciona o taxímetro?” – Canal: TV Libertas –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=BF_iT_UzKlU

Atividade 2

Acesse o link a seguir para entender mais sobre o funcionamento de um taxímetro. Nessa reportagem você também terá a oportunidade de estudar duas simulações, com o trânsito mais congestionado e com o trânsito mais livre. Após ler a matéria e compreender as simulações, pesquise sobre o valor das tarifas cobradas em Goiânia, onde como visto anteriormente são definidas pelo poder público, no caso a prefeitura municipal de Goiânia.

Link: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-o-taximetro/

Atividade 3

Imagine que você seja um taxista e foi chamado por um passageiro para fazer uma corrida. Porém, como imprevistos acontecem, ao iniciar a corrida você percebeu que o taxímetro do seu táxi não está funcionando corretamente e você como um taxista honesto, cobrará de seu passageiro o valor real. Como você conhece as tarifas a serem cobradas que compõem o preço final da corrida, ficou acordado entre você e o passageiro que o valor seria calculado utilizando uma calculadora. Com base nas informações a seguir, calcule o valor a ser pago na corrida pelo passageiro.

Tarifas referente a bandeira 1 (mais barata por ser em horário comercial e durante a semana):

• Tarifa inicial (fixo) R$ 5,50
  • Tarifa quando o táxi estiver parado (por minuto): R$ 0,40
  • Tarifa quando o táxi estiver em movimento (por quilômetro): R$ 2,50
  • Tempo em que o veículo ficou parado em semáforos: 10 minutos
  • Distância percorrida pelo táxi: 20 km.

Atividade 4

O gráfico a seguir foi elaborado após pesquisa do Instituto Datafolha e mostra a preferência pelo meio de transporte dos motoristas, para ir a festas, baladas e comemorações, em regiões metropolitanas do Brasil. Após analisar o gráfico, responda aos itens:

Disponível em: http://edicaodobrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Gr%C3%A1fico-9-768×475.png

1. Qual o meio de transporte mais utilizado?

2. Aproximadamente qual a porcentagem (%) de pessoas que ainda utilizam carro ou moto própria?

3. Pode-se concluir a partir do gráfico que as pessoas estão mais conscientes em não dirigir após ingerir bebida alcoólica?

4. Aproximadamente qual a porcentagem (%) total de pessoas que não utilizam carro ou moto própria para ir a festas, baladas e comemorações?

ComponentesMatemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (EAJAMA0602) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade. (EAJAMA0617) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade, em situações diversas. (EAJAMA0636) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries