Você sabia que o taxímetro é um instrumento que é utilizado em táxis para calcular o valor a ser pago em uma corrida? E seu princípio básico é identificar quando o carro está parado e quando está em movimento, em que para cada situação existe uma tarifa. Vamos aprofundar nesse assunto?
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “Você sabe como funciona o taxímetro?”. Convide seus familiares para assistir com você e procurem dialogar se vocês já sabiam sobre o funcionamento do taxímetro, aquele aparelho utilizado para registrar quanto o passageiro vai pagar pela utilização dos táxis, que causam muitas dúvidas nos usuários.
Atividade 2
Acesse o link a seguir para entender mais sobre o funcionamento de um taxímetro. Nessa reportagem você também terá a oportunidade de estudar duas simulações, com o trânsito mais congestionado e com o trânsito mais livre. Após ler a matéria e compreender as simulações, pesquise sobre o valor das tarifas cobradas em Goiânia, onde como visto anteriormente são definidas pelo poder público, no caso a prefeitura municipal de Goiânia.
Link: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-o-taximetro/
Atividade 3
Imagine que você seja um taxista e foi chamado por um passageiro para fazer uma corrida. Porém, como imprevistos acontecem, ao iniciar a corrida você percebeu que o taxímetro do seu táxi não está funcionando corretamente e você como um taxista honesto, cobrará de seu passageiro o valor real. Como você conhece as tarifas a serem cobradas que compõem o preço final da corrida, ficou acordado entre você e o passageiro que o valor seria calculado utilizando uma calculadora. Com base nas informações a seguir, calcule o valor a ser pago na corrida pelo passageiro.
Tarifas referente a bandeira 1 (mais barata por ser em horário comercial e durante a semana):
- Tarifa inicial (fixo) R$ 5,50
- Tarifa quando o táxi estiver parado (por minuto): R$ 0,40
- Tarifa quando o táxi estiver em movimento (por quilômetro): R$ 2,50
- Tempo em que o veículo ficou parado em semáforos: 10 minutos
- Distância percorrida pelo táxi: 20 km.
Atividade 4
O gráfico a seguir foi elaborado após pesquisa do Instituto Datafolha e mostra a preferência pelo meio de transporte dos motoristas, para ir a festas, baladas e comemorações, em regiões metropolitanas do Brasil. Após analisar o gráfico, responda aos itens:
1. Qual o meio de transporte mais utilizado?
2. Aproximadamente qual a porcentagem (%) de pessoas que ainda utilizam carro ou moto própria?
3. Pode-se concluir a partir do gráfico que as pessoas estão mais conscientes em não dirigir após ingerir bebida alcoólica?
4. Aproximadamente qual a porcentagem (%) total de pessoas que não utilizam carro ou moto própria para ir a festas, baladas e comemorações?
Componentes | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0602) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade. (EAJAMA0617) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade, em situações diversas. (EAJAMA0636) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização. |
EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries