You are currently viewing O Fogo Ontem e Hoje!

O Fogo Ontem e Hoje!

Olá! Tudo bem? A pré-história é uma fase muito importante e cercada por inúmeros desafios de compreensão. Nessa atividade você poderá conhecer um pouco mais sobre esse assunto e uma das maiores descobertas realizadas nesse período. Vamos viajar no tempo e conhecer um pouquinho dos nossos ancestrais? Siga em frente e se encante com essa viagem ao passado.

É muito bom ter você aqui. Nessa atividade você entenderá como era a vida dos seres humanos na Pré-História.  Você verá como eles viviam, os seus costumes, como dominaram o fogo e como se comunicavam.

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo e aprenda sobre a Pré-história:

“Pré-história – 5 coisas que você deveria saber – História para crianças” – Canal: Smile and Learn – Português – Link: https://www.youtube.com/watch?v=1XPL3hzuYRY

ATIVIDADE 2

Agora leia o texto que apresentará uma das maiores descobertas do homem na Pré- História:

Fazer fogo e utilizá-lo de maneira produtiva foi fundamental para o homem iniciar seu caminho rumo à civilização. Há evidências de que o fogo já era utilizado pelo homem na Europa e na Ásia, no período paleolítico posterior.

Os primeiros encontros do homem primitivo com o fogo devem ter ocorrido naturalmente ao serem observadas as árvores atingidas por raios e assistindo o fogo surgir na superfície de jazidas de petróleo, ou proveniente das atividades vulcânicas. Destes encontros casuais o homem aprendeu quais são as propriedades inerentes ao fogo: calor e luz, e a capacidade de alguns materiais secos pegarem fogo, como a madeira, por exemplo.

Fonte: https://www.10emtudo.com.br/artigo/o-descobrimento-do-fogo/#:~:text=Estudos%20recentes%20dos%20povos%20primitivos,pedras%20ou%20peda%C3%A7os%20de%20madeira.

ATIVIDADE 3

Hora de organizar as ideias: escreva em seu caderno os conhecimentos do vídeo e do texto por meio de um resumo. Não esqueça de refletir e escrever qual acontecimento modificou a maneira de viver dos homens pré-históricos e qual o impacto que ele causou na história da humanidade.

ATIVIDADE 4

Fonte: https://cdn.emtempo.com.br/img/inline/160000/TURMA-DO-UIRAPURU-645x1024_00169659_0_201908221412.jpg
(Tirinha: Queimadas – Jack Cartoon. Site: Jornal Em tempo)

Fazer fogo e utilizá-lo de maneira produtiva foi fundamental para o homem iniciar seu caminho rumo à civilização, contudo atualmente o homem vem usando o fogo de maneira errada para limpeza do solo antes do plantio, o faz com que o solo perca nutrientes necessários à agricultura. Além do empobrecimento do solo, as queimadas causam inúmeros problemas ambientais. Pesquise na internet e registre no seu caderno quais consequências negativas o uso do fogo sem controle traz para natureza.

Viu o quanto é importante respeitar a natureza! Até a próxima!!

CompetênciaObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0401) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo;
(EAJAHI0402) Identificar as mudanças e permanências a partir dos grandes marcos da história da humanidade: nomadismo, domesticação de plantas e animais (desenvolvimento da agricultura e do pastoreio), utilização de metais e surgimento do comércio que influenciaram a trajetória dos grupos humanos;

EAJA – 1º Segmento – 4ª Série – Ética e Cidadania