You are currently viewing Arte – O corpo e suas facetas

Arte – O corpo e suas facetas

Olá! Você sabe que o corpo humano é formado por diversas partes?

A pele, os músculos, os nervos, os órgãos, os ossos são algumas delas. Todos trabalham de maneira sincronizada para garantir o bom funcionamento do corpo.

Na atividade de hoje você descobrirá informações interessantes relacionadas ao corpo humano que vão desde a sua estrutura até os sons produzidos por ele.

Além disso você verificará a relação uma parte do corpo humano com o sistema de numeração que você utiliza.


Atividade 1

O corpo pode ser considerado o primeiro instrumento musical. Você sente a presença do ritmo na batida do coração, na respiração ou ao caminhar. Através da voz, das palmas, dos movimentos com a língua, lábios e com outras partes do corpo, são reconhecidos inúmeros timbres e produzidos diversas melodias e ritmos.

Assista ao VÍDEO 1 e veja como o grupo “barbatuques” utiliza os sons corporais para fazer música.

“Barbatuques – Barbapapa´s Groove” – Canal: sirikutiku –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw

Atividade 2

Agora que você conheceu algumas possibilidades de produção musical utilizando sons corporais, chegou a sua vez de experimentar! Você conhece o forró? O baião é um dos ritmos do forró! No VÍDEO 2, aprenda como a base do baião é fácil e pratique.

“Percussão corporal Baião” – Canal: José Silva –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JwwOY6ejR0A

Atividade 3

Você aprendeu o básico do ritmo baião e o desafio agora é ainda maior. Tente fazer o baião de uma forma um pouco mais elaborada, como o professor Marcelo apresenta NO VÍDEO 3. Exercite!

“Percussão corporal: baião (simplificado) – Turminha do Tio Marcelo” – Canal: Malamalenga Tv –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JHpUeIiZXuY&feature=youtu.be

Agora que você conheceu a origem do termo forró e um dos ritmos básicos dessa festa (o baião), registre em seu caderno de “Arte” o que você conseguiu assimilar sobre o assunto, respondendo as seguintes questões:

a) Quais as origens do termo “forró”?

b) Quais os principais ritmos que fazem parte do forró?


Atividade 4

Quando você canta, dança, pula e corre, tudo ao mesmo tempo ou separadamente num ritmo intenso, como fica o seu coração e o seu pulmão? Fica a mil, não é verdade? O coração acelera e a respiração fica ofegante.

No VÍDEO 4 você aprenderá um pouco mais sobre os sistemas do seu corpo que esses dois órgãos importantes pertencem: o respiratório e o circulatório. Mas antes de começar, relaxe e respire fundo.

“Sistema respiratório e circulatório” – Canal: XD Education –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=dXbhp0sdiwA

Depois de assistir ao VÍDEO 4, responda as seguintes questões em seu caderno:

a) Inspiração e expiração são movimentos respiratórios realizados, respectivamente, para entrada e saída de ar do nosso corpo. A inspiração é causada pela contração de qual músculo do sistema respiratório?

b) Qual é o órgão muscular presente nos humanos e em outros animais que bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos do sistema circulatório? E como ele é dividido?


Saiba Mais | Referências

(“Fazendo musica com #08 – Corpo” – Canal Marcus Vieira – Youtube)

“Fazendo musica com #08 – Corpo” – Canal: Marcus Vieira
Link: https://www.youtube.com/watch?v=wFv_C1nsBfo&t=217s

Componentes CurricularesArte (música) e Ciências Naturais
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAAR0668) Apreciar, expressar e interpretar improvisações, composições musicais entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais.
(EAJAAR0671) Expressar ideias através de vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos.
(EAJACI0513) Conhecer os níveis de organização – célula, tecido, órgão e sistema – do organismo e entender a ligação dessas estruturas para o desempenho das funções orgânicas.
ProfessoresJOSÉ ANTONIO SILVA CECILLIA ALVES PEREIRA NIELSON HONÓRIO CAIRES
Coordenador (a) Curador (a)ELAINE FERREIRA PARANHOS
Instituição EducacionalE.M JOÃO BRAZ/E.M. CLEONICE M. WOLNEY
CREBRETAS

EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries