You are currently viewing O capitalismo informacional e as novas tecnologias

O capitalismo informacional e as novas tecnologias

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 10/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela.

O que é capitalismo informacional? Como funciona?
Quais são as influências das novas tecnologias no nosso cotidiano? Essa é a proposta dessa atividade.

O Capitalismo Informacional

O capitalismo informacional corresponde ao período econômico e social em que estamos vivendo. É marcado pelo avanço da Globalização, dos computadores, dos telefones digitais, da inteligência artificial, da robótica e da internet. Recebe esse nome pois está intimamente relacionado com a Sociedade da Informação ou Era da Informação, pois hoje vivenciamos um período de acesso amplo a todas as informações.  Suas principais características englobam a expansão e o desenvolvimento das tecnologias de informação (TI); aceleração e aumento dos fluxos de capitais por meios digitais, mercadorias, informações, pessoas; e ainda, a difusão do conhecimento. No campo social, destacam-se o aumento do fluxo de informações via internet e a dependência tecnológica, as quais foram intensificadas pelo uso das redes sociais, que permitem receber muitas informações rapidamente. Assim, surgem novas práticas sociais e culturais com o uso intensivo da tecnologia figurando uma nova estrutura social. Nesse sentido, devemos ressaltar que a desigualdade social foi tomando outras proporções, o que gerou a exclusão digital em muitas partes do mundo.

Assista a videoaula dos professores Rocha e Lobão do Canal Mais Geo sobre essa temática:

Video: “Fases do Capitalismo – Capitalismo Informacional” no Canal Mais Geo, no site YouTube

Atividade

Questão 1
Explique como as características do capitalismo informacional afeta o seu cotidiano.

Questão 2
Explique como os avanços do capitalismo informacional afeta o mercado de trabalho.

A revolução tecnológica: As tecnologias do século XXI

Desde a década de 1990, a internet, smartphones, mídias sociais e a produção por meio de máquinas, transformaram a maneira como vivemos, interagimos, investimos e compramos. A crescente adoção de aplicativos inteligentes, inteligências artificiais e de consumo aumentaram nossas expectativas para atividades cotidianas, como aprendizagem, compras, viagens e comunicação e estão nos levando para uma nova perspectiva de sociedade, para um novo modelo de vida.

A tecnologia é tão boa quanto o valor que ela oferece, de ajudar as empresas a aumentar receitas e lucros, gerenciar riscos e melhorar a produtividade e o retorno sobre os ativos. Se todas essas dimensões de valor podem ser impactadas de forma significativa, adotar novas tecnologias torna-se mais do que apenas uma escolha. Os executivos têm a responsabilidade de aprender mais sobre novas capacidades, identificar o melhor ajuste para sua empresa e dedicar à exploração das novas capacidades, no entanto quando se trata do mercado de trabalho como um todo, o Brasil passa por um entrave, por ainda estar a margem dessa evolução tecnológica e do avanço profissionalizante tecnológico.

Algumas tecnologias, como a computação em memória, a Internet das Coisas, a inteligência artificial, impressão 3D e a realidade virtual, estão chegando a um estágio de maturidade onde podem impulsionar a inovação e criar valor significativo. Portanto, é necessário pensar em formas de trazer a sociedade brasileira de forma geral para essas novas tecnologias, implementar nas escolas uma perspectiva de entender e trabalhar com essas novas tecnologias.

“Você conhece Elon Musk? Revolução Tecnológica” no Canal Mais Geo, no site YouTube.

Atividade

Questão 3
Explique quais tecnologias você mais utiliza no seu cotidiano, e qual você não consegue ficar sem usar.

Questão 4
Explique como implementar as novas tecnologias nas escolas e na sociedade brasileira.

Questão 5
Converse com seus familiares e amigos sobre como a tecnologia afeta o cotidiano de vocês.

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Capitalismo informacional e as novas tecnologias – Bloco 2

Capitalismo informacional e as novas tecnologias – EAJA – 10/11 – Bloco 2
Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências:Toda Matéria. Capitalismo Informacional. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/capitalismo-informacional/> acesso em: 14, out de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
Canaltech. A revolução tecnológica 4.0. Disponível em: <https://canaltech.com.br/mercado/a-revolucao-tecnologica-40-92576/> acesso em: 14, out de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0711) Analisar a inserção das tecnologias nos processos e meios de produção industriais na perspectiva da Globalização excludente.