You are currently viewing O andar pela cidade: mobilidade urbana

O andar pela cidade: mobilidade urbana

Olá, Estudante! Esta aula foi veiculada na tv no dia 29/09, terça-feira, contemplando o Eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela.

Fonte: Pixabay. Passageiros

Como é andar pela cidade de Goiânia?
Como são as ruas, avenidas, e rodovias?
Como é o trânsito?
Como é o transporte coletivo?
Reflita sobre as perguntas pois você trabalhará esse conteúdo nessa atividade

A Mobilidade Urbana e a Cidade

O funcionamento da cidade depende diretamente das maneiras de ir e vir, ou seja, as ações de ir ao trabalho, as compras, a escola, entre outros, está subordinado diretamente as condições oferecidas pela mobilidade urbana. A mobilidade é entendida então, como um processo que movimenta as engrenagens da cidade. Se a mobilidade urbana ocorre de forma desconectada das necessidades urbanas e sociais, a cidade grita com longos congestionamentos, ocorre insatisfação da população e protestos da sociedade.

Assista ao vídeo do Professor Vinicius Druciaki sobre Mobilidade Urbana. Canal do YouTube Educa Periferia

CANAL EDUCA PERIFERIA – MOBILIDADE URBANA: O QUE É E QUAL SUA RELAÇÃO COM CIDADANIA?

Atividade 1

Questão 1
A partir do que você leu e assistiu, converse com seus familiares e amigos sobre como eles avaliam a mobilidade urbana de Goiânia.

Questão 2
Com base em seus conhecimentos e na conversa que teve com seus familiares e amigos, cite cinco problemas na mobilidade urbana de Goiânia.

Questão 3
Escreva um texto explicando o que você faria para mudar e qualificar a mobilidade urbana de Goiânia.

Mobilidade urbana e Transporte público

As soluções mais viáveis para qualificar a mobilidade urbana de Goiânia são os investimentos em planejamento das vias, para automóveis, ciclistas e o estabelecimento de um transporte coletivo eficiente e de qualidade. No entanto para que este modo de deslocamento seja realizado de maneira satisfatória é necessário que haja mudanças drásticas no modelo de transporte público, para que a população possa se sentir confortável, segura e atendida. O transporte público é assegurado pela Constituição Federal de 1988, no seu 6.º artigo, que o transporte é um direito social. A Carta Magna ainda dispõe de orientações quanto à administração desse serviço: Art. 30. Compete aos Municípios: V — organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial; nesse caso, a legislação refere-se ao transporte público coletivo — que serve aos cidadãos de forma massificada.

Atividade 2

Questão 4
Você utiliza o transporte coletivo ou transporte individual? a partir da sua resposta explique como você analisa o trânsito de Goiânia.

Questão 5
Cite as mudanças que você quer ver no transporte coletivo de Goiânia.

Questão 6
Você já utilizou uma ciclovia? Você já viu alguma ciclovia na periferia?

Clique aqui para ler: “Ciclovias de Goiânia sem manutenção” no site GynBR

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0205) Perceber o impacto socioambiental do uso dos meios de transportes e comunicação na comunidade que está inserido.
Componente Curricular:Geografia

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Mobilidade – Bloco 1

Mobilidade urbana e a periferia | EAJA 1º Segmento Bloco 1 – 29/09

Referencial teórico:
Summit Mobilidade. Transporte público e coletivo: existe diferença entre eles?. Disponível em: <https://summitmobilidade.estadao.com.br/compartilhando-o-caminho/transporte-publico-e-coletivo-existe-diferenca-entre-eles/> Adaptado para fins pedagógicos. Acesso em 15, set. de 2020.