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O Analfabeto Político

Essa atividade chama atenção para a importância de exercermos a nossa cidadania plena e com ética, pois o analfabeto político que diz ser neutro, abominar a política, nega-se a participar dos acontecimentos políticos. Ele não lê, não analisa o que ouve e assimila como verdade, fala e repete o que ouviu, sem questionar, vítima fácil de “fake News” e divulga nas redes sociais. O analfabeto político é facilmente manipulável, interpretando os fatos com a ingenuidade, pois não sabe quem o manipula.


Atividade 1

Assista ao vídeo de Rolando Boldrin declamando o texto “O Analfabeto Político” de Bertold Brecht.


Atividade 2

Leia declamando para a sua família o texto a seguir, de Berthold Brecht.

“O Analfabeto Político” 

O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha,

do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha

e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política

nasce a prostituta, o menor abandonado

e o pior de todos os bandidos,

que é o político vigarista, pilantra,

corrupto e lacaio das empresas

nacionais e multinacionais.”


Atividade 3 

Agora, com base no texto, converse com a sua família sobre o papel da política e os males do analfabetismo político.


Atividade 4

No período eleitoral, você ouvirá diversas propostas e deverá fazer a opção entre os candidatos, o que possui as melhores propostas. 

Vamos exercitar a interpretação, compreensão e a comparação entre as duas propostas abaixo?

  • “As minhas prioridades são o empoderamento das mulheres, a promoção da igualdade racial, os direitos juvenis, segurança pública cidadã, ocupação democrática dos espaços públicos e participação popular. Vamos fazer uma construção aberta para a cidade. É um mandato coletivo. Vamos criar mecanismos para que as pessoas construam a cidade junto com a gente, opinem, participem. Isso é a minha prioridade máxima, e é resultado do movimento Muitas pela Cidade que Queremos, do qual faço parte. Vamos criar instâncias para construir essa participação, (…)”
  • “As minhas áreas de atuação são educação, cultura e o terceiro setor. Estou à frente da nova lei de incentivo à cultura, para qual temos o objetivo de descentralizar, já que está focada na Região Centro-Sul. Na educação, a minha bandeira é a valorização dos professores, já fui autor de uma emenda para aumentar o salário desses profissionais na educação infantil. Além disso, para o terceiro setor, vamos trabalhar para ampliar os recursos para as instituições. (…)”

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/10/09/interna_politica,812432/conheca-propostas-vereadores-mais-votados-em-belo-horizonte.shtml

Atividade 5

Leia e discuta com os seus familiares:

Qual das duas propostas vocês acham que estaria mais próxima dos interesses da comunidade, que vocês vivem?


Atividade 6

Agora é com você

Elabore em seu caderno uma proposta de campanha de acordo com os interesses e necessidades de sua comunidade.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0704) Relacionar os princípios iluministas à atual estrutura política e social brasileira, goiana e goianiense.
Língua Portuguesa(EAJALP0709) Interpretar os discursos variados sobre as propostas políticas e as soluções dos problemas de interesse público.
(EAJALP0710) Comparar dados e informações de diferentes fontes (as coincidências, complementaridades e contradições).
(EAJALI0813) Compreender e utilizar argumentos e posicionamentos como aspectos essenciais para a produção de textos argumentativos;


EAJA – 2º Segmento – 7ª e 8ª série – Ética e Cidadania