Essa atividade chama atenção para a importância de exercermos a nossa cidadania plena e com ética, pois o analfabeto político que diz ser neutro, abominar a política, nega-se a participar dos acontecimentos políticos. Ele não lê, não analisa o que ouve e assimila como verdade, fala e repete o que ouviu, sem questionar, vítima fácil de “fake News” e divulga nas redes sociais. O analfabeto político é facilmente manipulável, interpretando os fatos com a ingenuidade, pois não sabe quem o manipula.
Atividade 1
Assista ao vídeo de Rolando Boldrin declamando o texto “O Analfabeto Político” de Bertold Brecht.
Atividade 2
Leia declamando para a sua família o texto a seguir, de Berthold Brecht.
“O Analfabeto Político”
O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra,
corrupto e lacaio das empresas
nacionais e multinacionais.”
Atividade 3
Agora, com base no texto, converse com a sua família sobre o papel da política e os males do analfabetismo político.
Atividade 4
No período eleitoral, você ouvirá diversas propostas e deverá fazer a opção entre os candidatos, o que possui as melhores propostas.
Vamos exercitar a interpretação, compreensão e a comparação entre as duas propostas abaixo?
- “As minhas prioridades são o empoderamento das mulheres, a promoção da igualdade racial, os direitos juvenis, segurança pública cidadã, ocupação democrática dos espaços públicos e participação popular. Vamos fazer uma construção aberta para a cidade. É um mandato coletivo. Vamos criar mecanismos para que as pessoas construam a cidade junto com a gente, opinem, participem. Isso é a minha prioridade máxima, e é resultado do movimento Muitas pela Cidade que Queremos, do qual faço parte. Vamos criar instâncias para construir essa participação, (…)”
- “As minhas áreas de atuação são educação, cultura e o terceiro setor. Estou à frente da nova lei de incentivo à cultura, para qual temos o objetivo de descentralizar, já que está focada na Região Centro-Sul. Na educação, a minha bandeira é a valorização dos professores, já fui autor de uma emenda para aumentar o salário desses profissionais na educação infantil. Além disso, para o terceiro setor, vamos trabalhar para ampliar os recursos para as instituições. (…)”
Atividade 5
Leia e discuta com os seus familiares:
Qual das duas propostas vocês acham que estaria mais próxima dos interesses da comunidade, que vocês vivem?
Atividade 6
Agora é com você
Elabore em seu caderno uma proposta de campanha de acordo com os interesses e necessidades de sua comunidade.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0704) Relacionar os princípios iluministas à atual estrutura política e social brasileira, goiana e goianiense. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0709) Interpretar os discursos variados sobre as propostas políticas e as soluções dos problemas de interesse público. (EAJALP0710) Comparar dados e informações de diferentes fontes (as coincidências, complementaridades e contradições). (EAJALI0813) Compreender e utilizar argumentos e posicionamentos como aspectos essenciais para a produção de textos argumentativos; |
EAJA – 2º Segmento – 7ª e 8ª série – Ética e Cidadania