You are currently viewing O Alfabeto

O Alfabeto

Olá pessoal. Tudo bem? Muitos de vocês estão aprendendo a ler e escrever, alguns até já conseguem ler livros inteiros ou produzir divertidas histórias, não é verdade? Mas vocês já pararam para pensar como a escrita que conhecemos hoje foi criada?


ATIVIDADE 1

Vocês já viram algum desses registros? Topam um desafio? Então vamos olhar uma imagem de um desses registros e imaginar um nome para ele?

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/ca%C3%A7a-ca%C3%A7ada-idade-da-pedra-2115397/

 – Que nome você imaginou para essa imagem?

Um exemplo de nome interessante seria: O dia da caça.

Caso você encontrar alguma informação interessante ou tiver alguma duvida, anote em seu caderno para depois repassar para seu(sua) professor(a).


ATIVIDADE 2

Mas voltando à linguagem, com o passar do tempo os símbolos usados para representar as coisas, as ações, os sentimentos e os acontecimentos ficaram muito numerosos e essa forma de comunicação começou a ficar muito complicada. Foi preciso a criar símbolos que representassem as palavras, ou parte delas. Com o tempo, esses códigos foram ganhando novos sentidos, sendo simplificados e universalizados até chegar no alfabeto que conhecemos hoje.

Mas não paramos por aí! Seguimos evoluindo e criando novos símbolos para as nossas comunicações. Por exemplo, vocês já viram um Emoji? Ele permite que no lugar de uma palavra ou de uma ideia, a gente coloque uma imagem que a represente.

Fonte: https://pixabay.com/pt/illustrations/emoji-emoticon-%C3%ADcone-sorriso-1585401/

E aí? O que você acha? Anote em seu caderno para conversar com seus colegas e professores depois.


ATIVIDADE 3

Aliás, vocês conhecem todas as letras do nosso alfabeto? Vamos tirar todas as dúvidas ouvindo o vídeo:

“O Alfabeto das Profissões” – Canal: Breno Augusto – Link: https://www.youtube.com/watch?v=6pCMnIKbAfk

Viu que interessante a quantidade de palavras que podemos formar com cada uma das profissões.

Que tal pensar em outras profissões com cada letras do alfabeto apresentado no vídeo? Mas sem repetir as que já estão no vídeo. Mas não se preocupe se não conseguir pensar em uma para cada profissão, tente incluir as que você lembrar. Anote no caderno para mostrar para seus professores e colegas quando a pandemia acabar.


CompetênciaObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0131)Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;
(EAJALP0134)Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita, como a consciência fonológica;
(EAJALP0130)Entender a ordem alfabética de outros sinais gráficos de forma contextualizada;

Fonte: Fundação Lemann


EAJA – 1º Segmento – 2ª Série – Ética e Cidadania – Adaptada