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Matemática – Números Inteiros (positivos, negativos e nulo)

Esta atividade tem como objetivo principal compreender o uso dos Números Inteiros no nosso dia-a-dia. Para isso vamos apresentar duas situações-problema para que você educando me apresente suas soluções.

Nesse primeiro momento, como vamos apenas reconhecer quem são esses números, se achar necessário façam uso da calculadora/celular: (Obs.: ainda não são atividades.)

1. Em uma cidade do Paraná o termômetro marcou 15° pela manhã. Se a temperatura descer 17°, o termômetro vai marcar?

2. Fiz uma compra de R$ 2 853,00 e paguei com cheque. Tinha no banco R$ 1 827,00. Qual será o meu saldo quando o cheque for descontado?

Após verificar que as resposta se tratam de números negativos, vamos ver um pouco da história, pois ela é uma fonte de motivação para a aprendizagem da matemática.

Ao decorrer da história da humanidade surgiram necessidades de contagem e de relacionar quantidades, o que fez com que o homem desenvolvesse novos símbolos para representar inúmeras situações que iam surgindo.

Vale lembrar que surgiram diferentes sistemas de numeração no decorrer dos tempos, sendo os mais antigos originários do Egito, Suméria e Babilônia. Houve um tempo que não existia dinheiro, os homens praticavam o escambo, ou seja, tocava-se objetos uns com os outros, não havia necessidade da utilização de números, pois não havia lucro nem prejuízo. Como início do renascimento surgiu a expansão comercial, que aumentou a circulação de dinheiro, obrigando os comerciantes a expressarem situações envolvendo lucro e prejuízo.

A maneira que eles encontraram de resolver tais situações problemas consistia no uso de símbolos + e – (mais e menos). A partir de problemas desse tipo foi que surgiu a necessidade do uso dos números negativos e foi assim que surgiu o conjunto dos Números Inteiros.

O primeiro termômetro foi construído por Galileu Galilei no século XVII, porém foi somente no século seguinte que Daniel Gabriel Fahrenheit inventou um termômetro parecido com o que conhecemos hoje, um termômetro por dilatação de mercúrio. O mercúrio reage com a temperatura, ou seja, quando adquire calor e aumentam de temperatura, dilatam-se, e quando perde calor e diminuem a temperatura também diminuem o volume.


Atividade 1

Acesse o link abaixo para compreender um pouco mais sobre os Números Inteiros:

“INTRODUÇÃO AOS NÚMEROS INTEIROS.” – Canal: EXTRAMATEMÁTICA –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=7vZx_Z7x4UI

Atividade 2

Após assistir o vídeo, converse com amigos e familiares sobre o que você compreendeu acerca dos Números Positivos e Negativos, e qual a importância deles no seu cotidiano.


Atividade 3

Agora vamos exercitar um pouco sobre o que aprendeu. Resolva as seguintes atividades no seu caderno de matemática.

a) Indique o número inteiro com sinal que representa:

– O saldo obtido por um crédito de 20 e um débito de 30.

– O saldo obtido por um débito de 50 e um crédito de 90.

– O saldo de gols de um time que marcou 23 gols e sofreu 30.

– A temperatura final no congelador quando ele sai de – 5°C e aumenta 8°C.


b) Escreva na reta numérica os números:

Compreendidos entre 1 e 7.

Compreendidos entre -3 e 3.

Compreendidos entre -4 e 2.

Compreendidos entre -5 e -1.


c) Responda:

Qual o sucessor de +8?

Qual o sucessor de -6?

Qual o sucessor de 0?

Qual o antecessor de -6?


d) Carolina pegou o elevador no 3º subsolo (-3) e foi até o 5º andar (+5). Quantos andares percorreu?


e) Reescreva os números em ordem crescente:

-9, -3, -7, +1, 0.

5, -3, 1, 0, -1, 20.

-2, -6, -5, -3, -8.

+25, -3, -18, +15, +8, -9.


f) Uma escola promoveu jogos esportivos cujos resultados estão abaixo:

Carlos: 3 pontos ganhos

Sílvio: 8 pontos perdidos

Paulo: 7 pontos ganhos

Mário: 0 pontos

Qual é o jogador que está melhor classificado?

Qual é o jogador que ficou pior na classificação?


Você conseguiu realizar todas as atividades? Caso ainda possua dúvidas reveja os vídeos explicativos ou converse com amigos que possam lhe ajudar. Se conseguiu, muito bem, você já está preparado para aprender as operações com Números Inteiros.


Saiba Mais | Referências:

“INTRODUÇÃO NÚMEROS INTEIROS’ – Canal: EREMLAS –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=u1QWvl_kFMA

“Números inteiros, conjuntos numéricos, reta numérica, antecessor, sucessor, módulo, oposto.” – Canal: Matex –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=0PVvomfGik8

Componente(s) Curricular(res)Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0603) Reconhecer os significados dos números inteiros, como aqueles que indicam falta, diferença, orientação (origem) e deslocamento entre dois pontos.
(EAJAMA0604) Comparar e ordenar números inteiros, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações-problema que envolva as operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
ProfessorJuliano Batista Borges
Instituição EducacionalE. M. Brice Francisco Cordeiro
CREMaria Helena Batista Bretas

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries