You are currently viewing Matemática – Números com uma quantidade grande de algarismos

Matemática – Números com uma quantidade grande de algarismos

Olá, tudo bem com você? O objetivo dessa atividade é mostrar que existem números com uma quantidade grande algarismos e podem ser representado de outra forma, que é chamado de notação científica. Essa representação não é usada só na matemática, mas também na Física e Química. É muito importante ter conhecimento desse tipo de número, pois, em algum momento é possível ver em um jornal ou revista esse tipo de representação.

Atividade 1

Assista ao vídeo no link abaixo para compreender melhor o que é notação científica. Convide seus familiares ou amigos para assistirem com você e procurem dialogar se vocês já conheciam essa representação de número.

O que é notação científica – Canal: Matematica Genial
Link: https://www.youtube.com/watch?v=9hGYSW_7Sew

Atividade 2

A seguir tem uma notícia sobre o tamanho do novo coronavírus (SARS-CoV-2), segundo dados do Ciência explica, mede aproximadamente 50-200 nanômetros de diâmetro. Partículas de SARS, um vírus similar, possuem cerca de 100 nanômetros (0.1 mícron) de diâmetro, um tamanho médio para a grande maioria dos vírus.

O nanômetro (símbolo SI: nm) é uma unidade de comprimento no sistema métrico, igual a um bilionésimo de metro (0,000000001 m), e na notação científica equivale a 1×10-9 (1 vezes 10 elevado ao expoente -9). O expoente é negativo quando o número é menor que 1, ou seja, número decimal, começando com zero vírgula.

Fonte: O que é mentira sobre o Coronavírus? Disponível em http://www.cienciaexplica.com.br/2020/03/24/o-que-e-mentira-sobre-o-coronavirus/

• Qual o valor de um nanômetro em metro? 

• Qual o tamanho do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em nanômetro?

Qual o tamanho do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em notação científica?

• Se o novo coronavírus medir 100 nanômetros de diâmetro, qual será a representação científica?

Atividade 3

Fonte: O sistema solar – disponível em https://planetario.ufsc.br/o-sistema-solar/ .

• Qual é o planeta mais próximo do sol?

• Qual é a distância em km e em notação científica do planeta mais próximo do sol? Escreva por extenso essa distância.

• Qual é o planeta mais distante do sol?

• Qual é a distância em km e em notação científica do planeta mais distante do sol? Escreva por extenso esse número.


Proponentes – Professores:Washington Mateus Oliveira 
Instituição Educacional:Escola Municipal: João Vieira da Paixão
CRE:Jarbas Jayme

EAJA –Série: 7ª Série
Componente Curricular:Matemática                                                
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0701) Compreender as regras da notação científica e utilizá-las para leitura e escrita de informações numéricas com grande quantidade de algarismos.