You are currently viewing Mulheres na política: desafios

Mulheres na política: desafios

Olá, caro estudante! O ano de 2020 está sendo muito diferente de tudo que imaginávamos, principalmente, por causa da pandemia. Mesmo diante desse cenário, teremos eleições esse ano. E já que as eleições vão acontecer, é fundamental começarmos a pensar sobre nossas escolhas políticas. Com mais de 18 anos, todo brasileiro, capaz, pode exercer seu direito de votar e ser votado.


Mas, uma pergunta é fundamental: em uma sociedade em que as mulheres são maioria, por que vemos poucas mulheres ocupando cargos políticos?

O conhecimento da história do nosso país pode ajudar a responder essa questão.  Afinal, as mulheres nem sempre tiveram direito ao voto, mas, devido à mobilização social, hoje elas podem votar. Durante muitos anos, as mulheres não podiam sequer ir à escola, nem trabalhar e muito menos exercer seus direito políticos. Somente no início do século XX, as mulheres organizadas foram para as ruas pedir o sufrágio.


Assista a um vídeo da Advocacia Geral da União (AGU) para entender melhor o significado da palavra sufrágio.

“AGU Explica – Sufrágio” – Canal: Advocacia Geral da União AGU – Link: https://www.youtube.com/watch?v=TYgLW6Lqbac&feature=emb_title

Vimos no vídeo que Sufrágio é o direito de exercer o voto, conquistado pela população, mas, só depois que os homens já votavam, é que as mulheres puderam votar também. Se vivemos em uma democracia, o certo seria que todos tivessem direito ao voto. Como é agora, sufrágio universal. Ou seja, todos podem votar e ser votados. Sem nenhuma restrição. Mas para saber melhor porque todos temos direito ao voto, vamos entender nosso sistema político e a representação.

A organização “Elas no Poder”, juntamente com o canal da Câmara dos Deputados, fez uma série de vídeos para incentivar as candidaturas femininas. Vamos ver um pequeno vídeo sobre Democracia, Estado de Direito e representação.

“O Funcionamento do Estado e da Política” – Canal: EVC Câmara dos Deputados – Link: https://www.youtube.com/watch?list=PLysoTmRxzFnVOVyw84Q6GdfSo7xAvMmW8&time_continue=2&v=1tP5C2xGThc&feature=emb_title

Somos uma democracia e todo poder emana do povo! Além do voto, ainda temos referendos e plebiscitos, que funcionam como consulta popular. E, claro, de dois em dois anos, continuamos tendo as eleições. Nós, o povo, escolhemos os representantes que vão levar nossos problemas e perspectivas para melhorar o bairro, a cidade, o estado e o país. Mas, mesmo com toda essa estrutura democrática, no vídeo, percebemos que as mulheres estão sendo sub-representadas.  

A sub-representação é quando uma parcela da população não é representada pelos poderes instituídos. Esse mesmo fenômeno também acontece com a população negra, indígena, LGBTT e as mulheres, como estamos discutindo desde o começo do programa. Essa situação ocorre ainda mesmo sabendo que as mulheres correspondem a 52% da população brasileira, ou seja, a cada 100 pessoas no Brasil, 52 são mulheres. Nós só temos uma governadora e dos 513 deputados federais, só 77 são mulheres.


Conheceremos as cotas de gênero. Elas foram criadas para garantir uma maior participação e representação das mulheres no cenário político. Vamos ver um vídeo da AGU que pode ajudar a compreender melhor:

“AGU Explica – Cota de Gênero nas Eleições” – Canal: Advocacia Geral da União AGU – Link: https://www.youtube.com/watch?v=KkDryeLXai0&feature=emb_title

É muito importante a participação da mulher no processo democrático. E, para que elas estejam nesse processo, cotas de gênero são fundamentais. Essas cotas reservam 30% do horário eleitoral para as mulheres, obrigam que tenham as candidaturas femininas nos partidos e que 30% do fundo eleitoral sejam para mulheres, contribuindo para que mais mulheres possam estar no congresso, assembleias legislativas e câmaras municipais, sem falar nos cargos executivos, como prefeitas, governadoras e no cargo de presidente.

Vamos assistir a um vídeo sobre os papéis das prefeitas e vereadoras, produzidos por Elas no Poder no canal da Câmara dos Deputados.

“Prefeitas e Vereadoras” – Canal: EVC – CAMARA DOS DEPUTADOS – Link: https://www.youtube.com/watch?v=9GSw1kGf0SU&feature=youtu.be

Com o vídeo, entendemos as atribuições das prefeitas e dos prefeitos, assim como, das vereadoras e vereadores. A prefeitura é o poder executivo e, a câmara, o poder legislativo – todos responsáveis pelo munícipio. Em Goiânia, temos um total de trinta e cinco vereadores e somente cinco mulheres. E nunca tivemos uma mulher como prefeita de Goiânia e nem como governadora de Goiás. Recapitulando: as mulheres nem sempre tiveram direito ao voto no Brasil, mas hoje o sufrágio é universal, ou seja, todos podem votar e ser votados, sem distinção de gênero, credo, etnia ou questão econômica.


Atividade

Pensando em tudo isso e em como de fato é muito difícil começar a mudança de cima para baixo, respondam, em seu caderno, as seguintes questões:

  1. O que é sub-representação feminina na política?
  2. O que são cotas de gênero?
  3. O que é sufrágio universal?
  4. Qual é o papel do legislativo?
  5. Qual é a função do executivo?
  6. Em sua opinião, por que vemos tão poucas mulheres ocupando cargos políticos?
  7. Quais atos podem ser feitos para que aumente o número de mulheres na política?

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0507) Associar a noção de cidadania à democracia, aos princípios de respeito à diversidade cultural e aos direitos humanos.
(EAJAHI0703) Discutir a relação entre as ideias do Iluminismo e Liberalismo com a organização do mundo contemporâneo.
(EAJAHI0827) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
Língua Portuguesa
(EAJALP0425) Identificar a ideia central do texto.
(EAJALP0746) Discutir e debater sobre o caráter interpretativo das leis.
(EAJALP0747) Discutir sobre propostas de leis e realizar debates.

EAJA – Ética e Cidadania