You are currently viewing Morro da Favela

Morro da Favela

Muitas vezes em uma obre de arte temos informações acerca do seu contexto histórico. Por isso quando vemos uma obra de arte é necessário analisa-la. Vamos aprender sobre isso? Nessa atividade, vamos observar a obra Morro da Favela, de Tarsila do Amaral, e refletir sobre a história que ela conta.


Atividade 1

Observe com atenção muitas vezes ao analisar uma obra de arte conseguimos a imagem de Tarsila do Amaral no link abaixo. Mostre-a também para alguém de sua família, para que vocês possam conversar sobre ela.

Link para a imagem:

https://bykamy.com.br/media/magpleasure/mpblog/upload/4/a/4ab826d42af71e97b09dedf1b5c72f4e.jpg

Atividade 2

No quadro Morro da Favela, como é retratada a paisagem? E as pessoas? Que sensação desperta em você ao olhar atentamente a obra? Há alguma semelhança entre o que está no quadro e o lugar onde você vive? Você acha que a vida das pessoas na favela é diferente da vida das pessoas nos centros urbanos? Faça um desenho de como você vê as favelas atuais, em 2020. Bom trabalho!


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
CiênciasIdentificar a diversidade na vivência das relações sociais do cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas diferenças.
GeografiaReconhecer a multiplicidade de culturas no seu espaço vivido.
Identificar diferentes ambientes que formam uma comunidade.


EAJA – 1° Segmento 1ª a 2ª séries – Experiências e Curiosidades