You are currently viewing Ciências da Natureza: MISTURAS NO DIA A DIA

Ciências da Natureza: MISTURAS NO DIA A DIA

Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para a 5ª série da Eja, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!

As misturas estão presentes em nosso cotidiano, bem mais do que imaginamos. Utilizamos as misturas o dia inteiro, mesmo dormindo, mesmo sem nos darmos conta disso!

ATIVIDADE 1

Hoje aprenderemos quais são as misturas utilizadas no nosso dia a dia. O que é uma mistura? Quais são os processos utilizados para separar as diferentes misturas? Quais são as misturas utilizadas no seu dia a dia? Quais os benefícios para nossa vida? Descubra essas respostas assistindo o vídeo abaixo, do canal “Khan Academy Brasil”:

ATIVIDADE 2

Leia o texto a seguir, do professor Diogo Lopes e, depois, assista aos vídeos indicados, do Canal Futura e Canal Colégio Vicentino Virgem Poderosa:

De uma forma geral, nós e tudo que nos cerca é formado por misturas (associação de substâncias). A natureza, os produtos que adquirimos, os materiais confeccionados pelo ser humano, enfim! Para utilizarmos uma substância qualquer é fundamental realizar a separação de misturas, que significa isolar um ou mais componentes (substâncias) que formam a mistura, seja ela homogênea (que apresenta apenas um aspecto visual, fase) ou heterogênea (que apresenta pelo menos dois aspectos visuais, fases). Para realizar a separação dos componentes de uma mistura é necessária a utilização de um ou mais métodos. A catação, ventilação, flotação, coagulação, sifonação, filtração, decantação, centrifugação, separação magnética, evaporação, destilação, etc, são alguns desses métodos. No tratamento da água são utilizados alguns deles.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/separacao-misturas.htm (adaptado).

ATIVIDADE 3

Ao encontro do que estudou, responda às seguintes atividades, no seu caderno de Ciências:

• Escreva dois tipos de misturas homogêneas que você encontra e/ou utiliza no seu dia a dia.
  • Escreva dois tipos de misturas heterogêneas que você encontra e/ou utiliza no seu dia a dia.
  • Agora, anote o nome e as etapas que envolvem o método de separação de uma das duas misturas que você citou no item anterior.
  • Finalmente, de acordo com o último vídeo, registre quais métodos de separação de misturas podem ser identificados no processo de tratamento de água.

ATIVIDADE 4

Sobre a água tratada, reflita e responda: qual é a importância desse processo de tratamento d’água?

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza
(EAJACI0504) Identificar nas tarefas do cotidiano diferentes processos de separação de misturas.
(EAJACI0505) Esquematizar e compreender as etapas de tratamento de água e esgoto, os processos de separação de misturas envolvidos e discutir sua importância para a saúde e qualidade ambiental.

Proponente/Professor: Adail Pinho da Rocha
Instituição Educacional: Escola Municipal Prof. Hilarindo Estevam De Souza