Refletir sobre as ações rotineiras pode nos ajudar a perceber o nosso desempenho. As mesmas ações que realizamos diariamente podem ser executadas de diferentes formas. Descubra novos significados nas atividades que realiza diariamente.
Atividade 1
Acesse o link e ouça atentamente a música “Diariamente”:
https://www.letras.mus.br/marisa-monte/47279/
Atividade 2
Aprender palavras novas enriquece nosso vocabulário e facilita a compreensão do texto. Escolha entre três (03) e cinco (05) palavras desconhecidas e procure o significado no dicionário virtual, acessando o link abaixo:
https://www.dicio.com.br/aurelio-2/
Atividade 3
A música relaciona situações e objetos que se conectam de alguma forma, trazendo sentido para os episódios abordados. A partir dessa afirmativa, responda em seu caderno:
De acordo com a música, defina cinco (05) situações prováveis de acontecer na sua rotina e cinco (05) situações improváveis de acontecer.
Atividade 4
Acesse o link e observe atentamente a imagem. Ela é composta por várias ações, também chamadas de verbos.
https://i.imgur.com/o6xJVEL.png
Após observar a imagem, escreva em seu caderno as ações (verbos) que correspondem a cada uma delas.
Agora, escolha três dessas ações. Registre em seu caderno a conjugação na primeira pessoa (eu), conforme a tabela abaixo:
Ação (verbo) | Ontem | Hoje | Amanhã |
Lavar | lavei | lavo | lavarei |
Atividade 5
Acesse o link e observe o gráfico:
https://i.imgur.com/62bBcuk.png
Atividade 6
Após observar o gráfico, responda as questões abaixo em seu caderno:
Existem momentos do dia que o estresse ocorre da mesma forma? Qual é esse percentual e quais são esses eventos?
Em que momento do dia o estresse apresenta maior índice?
Faça um gráfico que representa sua rotina diária com os índices de estresse em percentual.
Atividade 7
Reflita: o que você pode fazer para tornar sua rotina mais produtiva e desenvolver suas tarefas diárias com tranquilidade e com menos estresse?
Acesse o link e leia a matéria sobre dicas de como organizar suas tarefas diárias:
http://www.phsoftwares.com.br/blog/2015/11/23/chega-de-estresse-saiba-como-organizar-suas-tarefas-diarias/
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0417) Reconhecer a função social de textos em diferentes campos da vida. (EAJALP0421) Estabelecer os sentidos do texto escrito e/ou resolver problemas de compreensão em situações de uso. (EAJALP0422) Perceber que as substituições lexicais dão continuidade ao texto. |
Matemática | (EAJAMA0428) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis). (EAJAMA0429) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos. |