You are currently viewing Minha História

Minha História

Fonte: Youtube, “Qual a sua história? – 013 EAJA – Ética e Cidadania – 1ª Série” do canal Portal Conexão Escola

Você sabia que todos os pais precisam registrar seus filhos? Isso mesmo, todas pessoas têm o direito de saber quem são seus pais biológicos e ser reconhecidos por eles. Nesta atividade vamos conversar sobre a nossa história e sobre o direito ao reconhecimento da paternidade.

Há pessoas que nunca conheceram seus pais biológicos, o que não as impedem de construir suas histórias e serem felizes. Mas, Você conhece casos de crianças que não conhecem ou não foram registradas por seus pais biológicos? Você sabia que existe um programa, que ajuda os filhos a terem a paternidade reconhecida? Vamos conversar sobre isso? 


Atividade 1

Assista ao vídeo 1 e ouça a música “Minha História” de Chico Buarque. Convide seus familiares para ouvir com você.

Fonte: “Minha História” – Chico Buarque interpreta a música de Lucio Dalla e Paola Pallottino e versão de Chico.

Atividade 2

Reflita com seus familiares

O que conta na história da música?

Assista ao vídeo 2

Fonte: PUC TV GOIÁS – Reportagem de Bárbara Lauria – “Saiba como funciona o programa Pai Presente” – Imagem de Samuel Dias e 2019.

Atividade 3

Em seu caderno, escreva os nomes de seus pais, ou das pessoas que te criaram. Se precisar, olhe na sua identidade o nome deles ou peça ajuda a alguém da sua família


Atividade 4

Assista ao vídeo 3

Fonte: “Depoimento de Estudante da EJA que narra sua história de vida.” – Documentário de Ana Paula Costa.

Atividade 5

Converse com alguém de sua convivência como foi sua história

Se possível grave um áudio, ou vídeo contando sobre sua história. 

Socialize sua história com seus familiares.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família.
(EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…).
Língua Portuguesa(EAJALP0173) Produzir textos orais, com diferentes intenções e que circulam na vida cotidiana.
(EAJALP0153) Conhecer e utilizar os textos multissemióticos, reconhecendo a relação dos mesmos com a palavra escrita e sua significação.
(EAJALP01132) Reconhecer a importância das leis na prevenção da vida humana e cidadã.


EAJA – 1° Segmento 1ª série – Ética e Cidadania