You are currently viewing Microempreendedor Individual

Microempreendedor Individual

Boas ideias e oportunidades são um bom começo para abrir um negócio, mas são apenas uma parte. Para abrir uma empresa, ainda que seja microempresa, é melhor que sejam feitos os devidos registros legais. Registrar-se como Microempreendedor Individual (MEI) tem as suas vantagens. Ao formalizar o seu negócio, você imediatamente recebe o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), documento comum para as empresas de todos os portes.  O CNPJ traz facilidade para inúmeras ações, como abertura de conta empresarial em banco, aprovação de financiamentos, emissão de notas fiscais e permissão para atendimento de órgãos públicos. Vamos aprender sobre como ser um microempreendedor?


Atividade 1

Você sabe o que é uma Microempresa? Faça uma pesquisa sobre o assunto e registre os resultados, escrevendo em seu caderno.


Atividade 2

Para aprofundar um pouco mais nessa temática, assista ao vídeo que aborda que o que é um MEI:

“MEI: o que é MEI? Quem pode ser MEI? (Microempreendedor Individual)” – Canal: Instituto Montanari
Link: https://www.youtube.com/watch?v=IJxglYH1ZZU

Atividade 3

Você quer saber mais sobre o que é uma microempresa? Acesse o link e leia sobre o assunto:


Atividade 4

Para você se reconhecer como empreendedor é necessário pensar em qual área você irá atuar. Sabendo disso, reflita sobre as questões a seguir e anote, em seu caderno, as possibilidades para que você crie uma microempresa.

  • Liste coisas que você poderia disponibilizar como um empreendedor.
  • Você ofereceria um produto ou um serviço?
  • Esse produto ou serviço já existe?
  • Ao se tornar um MEI, o serviço seria popularizado? Como?

Matemática(EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos.
(EAJAMA0532) Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas.
(EAJAMA0533) Identificar e relacionar as unidades de medida de mesma natureza, utilizando-as na resolução de situações-problema de seu cotidiano