Olá! Você acredita em destino? Esse assunto é tema para muitos poetas e escritores. Agora é sua vez de pensar e refletir sobre o assunto. Vamos lá?
Para muitas pessoas o destino é o responsável quando algo de bom ou ruim acontece em suas vidas. Para outras o destino não existe. De qualquer forma, é sempre importante termos um planejamento em tudo que fazemos, para que não sejamos pegos desprevenidos. Vamos estudar um pouco mais sobre isso.
Atividade 1
Ouça a música no link a seguir e fique atento também às imagens que ilustram a música de Luan Santana, meu destino!
Atividade 2
Você observou que durante a execução da canção aparecem imagens relacionadas a letra da música? Chamamos as imagens de linguagem não verbal e a letra da música de linguagem verbal. Agora assista ao vídeo novamente e reflita: As imagens ajudam a compreender a mensagem da canção? Que figura mais se repete nas imagens durante a música?
Agora registre no caderno, de forma escrita ou desenhada:
1 – A figura que se repete várias vezes na música.
2 – Outras duas figuras que também aparecem na música.
Atividade 3
Algumas palavras que representam o mesmo sentido de destino são:
sina, finalidade, futuro, sorte, fatalidade, fado, estrela, dita, fortuna, acaso, ventura, fadário e quinhão.
A seguir, separamos as sílabas de algumas palavras destas palavras. Agora é sua vez. Separe todas as palavras, que aparecem acima, e complete a tabela segundo o número de sílabas:
Dissílabas (duas sílabas) | Trissílabas (três sílabas) | Polissílabas (mais de três sílabas) |
Sina (Si – na) | Futuro (Fu – tu – ro) | Finalidade (Fi – na – li – da – de) |
Atividade 4
Assista ao vídeo em que é narrado o poema “Meu destino” de Cora Coralina no link a seguir.
Agora reflita:
Podemos “fazer” ou “traçar” nosso destino?
Como podemos isso?
Você seria capaz de controlar sua vida financeira e emocional se fizer um planejamento?
As duas situações financeira e emocional requerem planejamento? Como fazer isso?
Se for possível, grave um áudio contando como você pretende fazer isso.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0204) Diferenciar a linguagem verbal e não verbal no texto. (EAJALP0217) Desenvolver a leitura por meio da fruição. (EAJALP0273) Produzir textos orais em áudio e vídeo de temas da vida cotidiana. (EAJALP0298) Identificar as palavras quanto ao número de sílaba. (EAJALP02107) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil. |
Matemática | (EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência. (EAJAMA0232) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas |