You are currently viewing Meu Brasil brasileiro

Meu Brasil brasileiro

O objetivo da atividade é analisar como a ocupação de nossas terras influenciou a formação étnica da população brasileira, tendo em vista a diversidade de raças, culturas e etnias que resultaram em uma miscigenação constituída de grande riqueza cultural.

O Brasil, tão cantado em prosa e verso, é conhecido por suas belezas, suas cores e as riquezas da cultura de seu povo. E a mídia, em diferentes meios de comunicação, faz uso de toda essa riqueza cultural para transmitir ideias e despertar desejos a milhares de pessoas.

Nesta atividade, iremos fazer uma reflexão acerca da nossa brasilidade, por meio da arte e da propaganda.


Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo de um anúncio veiculado pela mídia televisiva, intitulado “Brasilidade”, da Malwee.

“”Brasilidade” Malwee” – Malwee Oficial – Link: https://youtu.be/eXZ8I-oDORo

Atividade 2

Reflita:

  • Pelo título da propaganda, a intenção do anunciante era de utilizar os traços culturais dos brasileiros para passar uma mensagem. Você se sentiu representado neste anúncio?
  • Considera que as imagens representam sua “brasilidade”?

Atividade 3

Agora, veja como um dos grandes artistas brasileiros, Cândido Portinari, representa em uma de suas obras, “O Mestiço”, essa miscigenação. Na pintura, observe a cor de pele e os traços.

“MESTIÇO, CANDIDO PORTINARI” – História das Artes – Link: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/mestico-candido-portinari/

• Em sua opinião, ‘O Mestiço’, de Portinari, apresenta a mistura de quais povos?

Atividade 3

Agora é com você! Selecione algumas fotos de parentes e amigos para organizar um painel, mostrando toda essa miscigenação.
Você pode utilizar um aplicativo chamado Photogrid. Após baixá-lo em seu celular, basta clicar em “grade” e escolher as fotos para o seu painel.

Caso não seja possível, utilize fotos de sua ou de outras famílias. Compartilhe seu painel fotográfico com seus familiares e amigos


Atividade 4

Se quiser saber um pouco mais sobre as origens do povo brasileiro, faça a leitura do texto no link abaixo:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/as-origens-povo-brasileiro.htm


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
GeografiaAnalisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos e os aspectos étnicos-culturais nas regiões brasileiras e m Goiás.