You are currently viewing Língua Portuguesa – Memes, você sabe o que é?

Língua Portuguesa – Memes, você sabe o que é?

Olá! Já percebeu que atualmente as pessoas tem feito muito sucesso nas redes sociais criando memes? Você sabe o que é isso? Onde surgiu? Qual a finalidade dos memes?


Então vamos aprender um pouco mais sobre este assunto. Vem comigo!

O que é Meme:

Meme é um termo grego que significa imitação.

O termo é bastante conhecido e utilizado no “mundo da internet”, referindo-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.


Alguns exemplos de memes muito populares são as rage faces “Forever Alone” e “Troll Face“, cujas imagens representam, respectivamente, o indivíduo que será sempre solitário e o indivíduo que gosta de trollar os outros.

BEM, MAS O QUE SIGNIFICA TROLLAR?

Trollar é uma gíria da internet que significa zoar, chatear, tirar o sarro. Consiste em sacanear os participantes de uma discussão em fóruns da internet, com argumentos sem sentido, apenas para enfurecer e perturbar a conversa.

Atualmente, o ato de trollar alguém não acontece só no ambiente virtual. Também pode acontecer entre amigos, colegas ou familiares, quando é preparada alguma brincadeira com esse objetivo. As brincadeiras (ou armadilhas) para trollar alguém são variadas e algumas muito sofisticadas.

Fonte: disponível em link


ATIVIDADE 1

Você tem o hábito de usar gírias no seu dia a dia?

O uso das gírias pode ocorrer em todas as situações de comunicação?

Assista ao vídeo disponibilizado no canal Galo Digitalks, um programa criado para a disciplina de Produção Publicitária em Mídia Digital da FURB disponibilizado no Youtube, e entenda mais sobre a origem dos memes.

O que são Memes? | Galo Digitalks – Canal Galo Digital – YouTube

Para entender melhor sobre a função e importância dos memes na mídia é importante saber:

Origem dos memes

O conceito de “meme” teria sido criado pelo zoólogo e escritor Richard Dawkins, em 1976, quando escreveu no livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta) que tal como o gene, o meme é uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar, através das ideias e informações que se propagam de indivíduo para indivíduo. Os memes constituem um vasto campo de estudo da Memética.

O primeiro meme a ser utilizado na internet foi provavelmente criado em 1998, por Joshua Schachter, que na época tinha 24 anos e trabalhava no serviço de weblog chamado Memepool, onde vários usuários podiam postar links interessantes e compartilhar com as outras pessoas.

Veja agora um dos memes de maior sucesso nas redes: Meme do caixão

Conheça a origem do ‘meme do caixão’ – Canal Jornal O Globo – YouTube

ATIVIDADE 2

a) Na sua opinião, para que nos serve um texto como esse?

b) Onde podemos encontrar esse gênero textual?

c) Por que os memes fazem tanto sucesso na atualidade?

Para saber mais sobre o assunto veja a reportagem do jornal O Globo sobre o Meme do Caixão e sobre seu sucesso durante a quarentena.

Entenda o ‘meme do caixão’, o viral que tomou a internet durante a quarentena

Vídeo dos homens que dançam enquanto carregam um caixão vem de reportagem da BBC sobre rituais fúnebres de Gana.

Giovanni Sanfilippo e Nicollas Witzel

RIO – O uso massivo da internet em tempos de isolamento dos que podem ficar em casa trouxe o primeiro grande meme da quarentena, que surgiu, como a maioria, sem dar grandes explicações. Neste caso, porém, além de divertir, o “meme do caixão” deixou muita gente confusa. E, de fato, ele pode assustar quem está se aventurando pelas redes sociais só porque não tem opções de diversão fora de casa, em meio à pandemia de Covid-19.

Para além dos episódios que aparecem como a primeira parte do meme, o que chama atenção é que a dança com o caixão é, sim, uma gravação de verdade. A cena incomum é proveniente de funerais realizados em Gana, na costa oeste da África, gravados para uma reportagem realizada pela BBC em 2017.

O novo viral segue o manual dos memes e o usuário o compreende depois de ver dez, 20, 30 versões dele. 

Reportagem completa em: link


ATIVIDADE 3

Agora é a sua vez!! Escolha um assunto e usando sua imaginação e criatividade faça seu poema. Vamos lá?

Caro estudante, gostou de aprender mais sobre outro tipo de poesia??

Espero que essa aula o tenha ajudado a refletir sobre a importância dos novos recursos midiáticos. Compreender as novas estratégias de comunicação é importante.

Até mais!


Saiba Mais / Referências:

Para aprender mais link


Objeto de ConhecimentoLíngua portuguesa: Efeitos de sentido e exploração da multissemioses: Recursos persuasivos em textos publicitários Recursos linguístico-discursivos. Relação entre estratégias de persuasão e apelo ao consumo Efeitos de sentido (ambiguidade, humor, ironia e/ou crítica, expressões ou imagens, etc).
História Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico: Produção do saber histórico Fontes e documentos históricos.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa e História
Habilidades(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. (EF69LP05-A) Entender a crítica ou o humor de um meme, partindo do conhecimento prévio do fato ou assunto criticado ou humorizado. (GO-EF06HI02-B) Conhecer as diversas possibilidades de documentos: fontes históricas e vestígios, como ferramentas de pesquisa e interpretação do passado, dentre elas a história oral como uma forma de preservar e/ou redefinir o conhecimento histórico e a memória. (GO-EF06HI02-C) Problematizar a neutralidade e objetividade das fontes e das análises historiográficas, reconhecendo que não são isentas de valores, ou indiferentes a pressões de seu tempo e que foram produzidas segundo determinados interesses e estratégias.
Proponentes/ Professores:Claudia Aparecida Morais
Instituição Educacional:Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes
CRE:Turma Brasil Di Ramos

EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries