You are currently viewing CIÊNCIAS – MEDICAMENTOS

CIÊNCIAS – MEDICAMENTOS

Olá! Com certeza você já fez uso de medicamentos. Mas você sabe o que são medicamentos? Sabe como são produzidos? Como devem ser ingeridos? Como devemos descartá-los? Sabe a diferença entre medicamentos e remédios? Você tem o hábito de se automedicar? Sabe os riscos da automedicação?

Hoje vamos falar sobre os medicamentos e sanar essas e outras dúvidas sobre sua produção, utilização e descarte. Pegue seu caderno e chame seus familiares, pois os medicamentos estão disponíveis nas farmácias de todo o país e precisamos consumi-los de forma consciente! 

Vamos lá?!


Atividade 1

Medicamentos são produtos farmacêuticos com efeitos conhecidos e comprovados através de testes, produzidos com rigoroso controle técnico, atendendo as exigências legais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que os tornam diferentes dos remédios.

Para entender melhor a diferença entre medicamentos e remédios, clique no link abaixo e assista ao vídeo “Remédio x Medicamento | Coluna #53”. Mas antes não esqueça de pegar seu caderno para anotar o que considerar mais importante!

“Remédio x Medicamento | Coluna #53” – Canal: Drauzio Varella –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=wnk9N9U0oPg

Atividade 2

Chegou a hora de conhecer como os medicamentos são produzidos. Clique no link abaixo e vamos assistir ao vídeo: “Fabricação de remédios – Todo Seu (19/11/18)”. 

“Fabricação de remédios – Todo Seu (19/11/18)” – Canal: Todo Seu –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GHM6q_l_vMA

Atividade 3

Automedicação é o ato de tomar medicamentos sem a devida orientação médica o que pode causar graves consequências. Vamos entender melhor os problemas da automedicação lendo o artigo “Os perigos da automedicação” e assistindo ao vídeo “Automedicação”, disponíveis nos links abaixo.

Artigo: “Os perigos da automedicação”.

https://www.endocrino.org.br/os-perigos-da-automedicacao/

Vídeo: “Automedicação”.

“Automedicação” – Canal: CEPID CRID –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=dcAY47UWBik

Atividade 4

A partir das informações contidas nas atividades 1, 2 e 3, observe a charge disponível no link abaixo, reflita sobre a importância do consumo consciente dos medicamentos e escreva em seu caderno um breve texto sobre o tema. Compartilhe as informações com seus amigos e familiares. 

Disponível em: https://www.fenafar.org.br/images/Sindicatos/Branca_de_Neve_Apenas_Texto.png

Componente(s) Curricular(res)Ciências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJACI0509) Relacionar a produção de medicamentos e de diversos materiais de uso cotidiano com seus os impactos socioambientais.
ProfessorasLuciene Lopes de Lima Cardoso
Instituição EducacionalE. M. Jaime Câmara 
CREMaria Thomé Neto

EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries