You are currently viewing Matéria e energia: reciclagem, coleta de lixo e destino dos resíduos sólidos

Matéria e energia: reciclagem, coleta de lixo e destino dos resíduos sólidos

Olá! Hoje você vai aprender nesta aula um pouco sobre o meio ambiente e como é modificado, e identificará os prejuízos causados pelo lixo e a necessidade de fazer a reciclagem como proposta de coleta seletiva para transformar itens inutilizados em matéria prima e voltar para seu ciclo produtivo, e pensando neste item de sustentabilidade que podemos promover uma consciência ambiental e minimizar os impactos ao meio ambiente e a saúde do ser humano.

ATIVIDADE 1

Leia com muita atenção este pequeno texto elaborado para você!

Meio Ambiente Modificado

O homem modifica constantemente o meio ambiente a sua volta para que se adapte às suas necessidades e vontades. O meio ambiente é modificado de diversas maneiras e com diversos recursos, um deles é o lixo, que promove a poluição dos rios e mares e de todo meio a sua volta.  Isto pode ser mudado com a conscientização da população sobre as necessidades principalmente de fazer uma consciência ambiental a respeito do lixo que produzimos e seus prejuízos para a natureza e saúde.

ATIVIDADE 2

Veja o vídeo sobre a importância do descarte correto do lixo:

“Papo Saúde – Reciclagem e descarte dos lixos” – Canal: TelessaudeSC
Link: https://www.youtube.com/watch?v=QZojaujbDpw

ATIVIDADE 3

Após assistir ao vídeo, compartilhe com alguém que está convivendo com você ou com um amigo, por meio de WhatsApp. Em seguida faça um lembrete, pode ser um pequeno cartaz, com os dias da semana e marque nele os dias que o caminhão que recolhe o lixo passa em sua rua. Não esqueça de separar o lixo de sua casa. Se você começar, com o tempo irá virar um hábito saudável.

Componente(s) Curricular(res)Ciências Naturais
Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAGE0317) Identificar formas de participação individual e coletiva na comunidade, desenvolvendo atitudes que tragam melhorias na infraestrutura da comunidade. (EAJACI0310)  Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. (EAJACI0311) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e / ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria prima. (EAJAGE0306) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens locais e regionais. (EAJALP0444) Planejar a produção do texto de acordo com a situação comunicativa.

Professora:Angelsé Gomes Ribeiro Ramos
Zuleik do O’ Amorim