ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
O VALOR DO ZERO
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO QUE USAMOS É CHAMADO DE INDO-ARÁBICO. UMA HERANÇA DOS POVOS INDUS E ÁRABES. ESSE SISTEMA CONTÉM 10 SÍMBOLOS. POR ISSO É UM SISTEMA DECIMAL. OS SÍMBOLOS SÃO OS ALGARISMOS:
COM ESSES SÍMBOLOS, PODEMOS FORMAR QUALQUER NÚMERO.
OS NÚMEROS FORAM CRIADOS PARA REGISTRAR QUANTIDADES. E O ZERO (0), QUE QUANTIDADE REPRESENTA?
O ZERO (0) FOI CRIADO PARA REPRESENTAR A AUSÊNCIA DE QUANTIDADES. OU SEJA, ”O NADA”.
O ZERO E O VALOR POSICIONAL
O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É POSICIONAL. ISTO QUER DIZER QUE O VALOR DO ALGARISMO MUDA DE ACORDO COM A POSIÇÃO (ORDEM E CLASSE) QUE OCUPA NO NÚMERO.
O ZERO SE UNE A OUTROS ALGARISMOS PARA FORMAR OS NÚMEROS COMO O 10, 50, 100, 306, 460, ETC. ENTÃO, QUAL É O VALOR POSICIONAL DO ZERO?
OPERAÇÃO COM ZERO: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
OBSERVE AS SEGUINTES SITUAÇÕES:
1) MARCOS VENDE PÃES QUE ELE MESMO FAZ. ONTEM ELE VENDEU 9 PÃES. HOJE ELE NÃO VENDEU NENHUM PÃO. QUANTO ELE VENDEU NO TOTAL NESSES DOIS DIAS?
2) BIA TINHA 35 REAIS NA CARTEIRA. GASTOU 20 REAIS. QUANTO SOBROU?
QUESTÃO 1
A ESCRITA, POR EXTENSO, DO NÚMERO 905 É
(A) NOVENTA E CINTO.
(B) NOVECENTOS E CINCO.
(C) NOVECENTOS E CINQUENTA.
(D) NOVECENTOS E CINQUENTA E CINCO.
QUESTÃO 2
FELIPE É TAPECEIRO. PARA REFORMAR UM SOFÁ PEQUENO, ELE PRECISA DE 16 METROS DE TECIDO. NO ESTOQUE TEM 10 METROS DO TECIDO. QUANTOS METROS DE TECIDO FALTAM PARA REFORMAR ESSE SOFÁ?
(A) 16 METROS.
(B) 10 METROS.
(C) 6 METROS.
(D) 3 METROS.
QUESTÃO 3
A DISTÂNCIA ENTRE AS CIDADES DE GOIÂNIA E BRASÍLIA É DE 207 QUILÔMETROS.
AGORA RESPONDA:
A) ESCREVA POR EXTENSO O NÚMERO 207.
B) NO QUADRO VALOR DE LUGAR, O NÚMERO 207 TEM TRÊS ORDENS: CENTENA, DEZENA E UNIDADES. DECOMPONHA O NÚMERO 207.
QUESTÃO 4
LEIA E OBSERVE O MEME A SEGUIR.
EM “O MARCO ZERO DAS DIETAS”, QUAL É O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO EM NEGRITO?
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA |
COMPONENTE CURRICULAR | MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0106) Ler, escrever, comparar números naturais. (EJALP0119) Reconhecer e compreender que os gêneros literários possibilitam o estímulo da sensibilidade do senso crítico e artístico. |
REFERÊNCIAS | DINIZ, Ana Cristina Pereira. Não é mi… mi… mi… É meme. AnaEduc Serviços Educacionais. 2023. TRACANELLA, Aline Tafarelo. Uma breve contextualização histórica e os sentidos do número zero. PUC SP. XX EBRAPEM, 2016. URL http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd1_Aline_tracanella.pdf, consultado em 03/08/2023. |