ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
O VALOR DO ZERO
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO QUE USAMOS É CHAMADO DE INDO-ARÁBICO. UMA HERANÇA DOS POVOS INDUS E ÁRABES. ESSE SISTEMA CONTÉM 10 SÍMBOLOS. POR ISSO É UM SISTEMA DECIMAL. OS SÍMBOLOS SÃO OS ALGARISMOS:

COM ESSES SÍMBOLOS, PODEMOS FORMAR QUALQUER NÚMERO.
OS NÚMEROS FORAM CRIADOS PARA REGISTRAR QUANTIDADES. E O ZERO (0), QUE QUANTIDADE REPRESENTA?

O ZERO (0) FOI CRIADO PARA REPRESENTAR A AUSÊNCIA DE QUANTIDADES. OU SEJA, ”O NADA”.

O ZERO E O VALOR POSICIONAL
O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É POSICIONAL. ISTO QUER DIZER QUE O VALOR DO ALGARISMO MUDA DE ACORDO COM A POSIÇÃO (ORDEM E CLASSE) QUE OCUPA NO NÚMERO.

O ZERO SE UNE A OUTROS ALGARISMOS PARA FORMAR OS NÚMEROS COMO O 10, 50, 100, 306, 460, ETC. ENTÃO, QUAL É O VALOR POSICIONAL DO ZERO?


OPERAÇÃO COM ZERO: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
OBSERVE AS SEGUINTES SITUAÇÕES:
1) MARCOS VENDE PÃES QUE ELE MESMO FAZ. ONTEM ELE VENDEU 9 PÃES. HOJE ELE NÃO VENDEU NENHUM PÃO. QUANTO ELE VENDEU NO TOTAL NESSES DOIS DIAS?

2) BIA TINHA 35 REAIS NA CARTEIRA. GASTOU 20 REAIS. QUANTO SOBROU?

QUESTÃO 1
A ESCRITA, POR EXTENSO, DO NÚMERO 905 É
(A) NOVENTA E CINTO.
(B) NOVECENTOS E CINCO.
(C) NOVECENTOS E CINQUENTA.
(D) NOVECENTOS E CINQUENTA E CINCO.
QUESTÃO 2
A DECOMPOSIÇÃO 1 DEZENA E OITO UNIDADES CORRESPONDE AO NÚMERO
(A) 25.
(B) 18.
(C) 15.
(D) 7.
QUESTÃO 3
A DISTÂNCIA ENTRE AS CIDADES DE GOIÂNIA E BRASÍLIA É DE 207 QUILÔMETROS.
AGORA RESPONDA:
A) ESCREVA POR EXTENSO O NÚMERO 207.
B) O NÚMERO 207 TEM TRÊS ORDENS: CENTENA, DEZENA E UNIDADE. USE O QUADRO PARA DECOMPOR O NÚMERO 207 E ESCREVA A DECOMPOSIÇÃO.

QUESTÃO 4
LEIA E OBSERVE O MEME A SEGUIR.

EM “O MARCO ZERO DAS DIETAS”, QUAL É O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO EM NEGRITO?
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA |
COMPONENTE CURRICULAR | MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0106) Ler, escrever, comparar números naturais. (EJALP0119) Reconhecer e compreender que os gêneros literários possibilitam o estímulo da sensibilidade do senso crítico e artístico. |
REFERÊNCIAS | DINIZ, Ana Cristina Pereira. Não é mi… mi… mi… É meme. AnaEduc Serviços Educacionais. 2023. TRACANELLA, Aline Tafarelo. Uma breve contextualização histórica e os sentidos do número zero. PUC SP. XX EBRAPEM, 2016. URL http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd1_Aline_tracanella.pdf, consultado em 03/08/2023. |