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FONTE: ZERO CARBONO - CANVA.COM

MATEMÁTICA – ZERO E O VALOR POSICIONAL

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


O VALOR DO ZERO

O SISTEMA DE NUMERAÇÃO QUE USAMOS É CHAMADO DE INDO-ARÁBICO. UMA HERANÇA DOS POVOS INDUS E ÁRABES. ESSE SISTEMA CONTÉM 10 SÍMBOLOS. POR ISSO É UM SISTEMA DECIMAL. OS SÍMBOLOS SÃO OS ALGARISMOS:

FONTE: ALGARISMOS INDO-ARÁBICOS – PRODUZIDO EM GOOGLE SLIDES.

COM ESSES SÍMBOLOS, PODEMOS FORMAR QUALQUER NÚMERO. 

OS NÚMEROS FORAM CRIADOS PARA REGISTRAR QUANTIDADES. E O ZERO (0), QUE QUANTIDADE REPRESENTA?

FONTE: NÚMEROS PARA REGISTRO DE CONTAGEM – PRODUZIDO NO CANVA.COM.

O ZERO (0) FOI CRIADO PARA REPRESENTAR A AUSÊNCIA DE QUANTIDADES. OU SEJA, ”O NADA”.

FONTE: ZERO AUSÊNCIA DE QUANTIDADES – PRODUZIDO NO CANVA.COM.

O ZERO E O VALOR POSICIONAL 

O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É POSICIONAL. ISTO QUER DIZER QUE O VALOR DO ALGARISMO MUDA DE ACORDO COM A POSIÇÃO (ORDEM E CLASSE) QUE OCUPA NO NÚMERO.

FONTE: VALOR POSICIONAL 22 – PRODUZIDO NO CANVA.COM.

O ZERO SE UNE A OUTROS ALGARISMOS PARA FORMAR OS NÚMEROS COMO O 10, 50, 100, 306, 460, ETC. ENTÃO, QUAL É O VALOR POSICIONAL DO ZERO?

FONTE: VALOR POSICIONAL DO ZERO – PRODUZIDO EM CANVA.COM

OPERAÇÃO COM ZERO: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

OBSERVE AS SEGUINTES SITUAÇÕES:

1) MARCOS VENDE PÃES QUE ELE MESMO FAZ. ONTEM ELE VENDEU 9 PÃES. HOJE ELE NÃO VENDEU NENHUM PÃO. QUANTO ELE VENDEU NO TOTAL NESSES DOIS DIAS?

FONTE: ADIÇÃO COM ZERO – PRODUZIDA EM DESENHO GOOGLE.

2) BIA TINHA 35 REAIS NA CARTEIRA. GASTOU 20 REAIS. QUANTO SOBROU?

FONTE: SUBTRAÇÃO COM ZERO – PRODUZIDA EM DESENHO GOOGLE.

QUESTÃO 1

A ESCRITA, POR EXTENSO, DO NÚMERO 905 É

(A) NOVENTA E CINTO.

(B) NOVECENTOS E CINCO.

(C) NOVECENTOS E CINQUENTA.

(D) NOVECENTOS E CINQUENTA E CINCO.

QUESTÃO 2

A DECOMPOSIÇÃO 1 DEZENA E OITO UNIDADES CORRESPONDE AO NÚMERO

(A) 25.

(B) 18.

(C) 15.

(D) 7.

QUESTÃO 3

A DISTÂNCIA ENTRE AS CIDADES DE GOIÂNIA E BRASÍLIA É DE 207 QUILÔMETROS. 

AGORA RESPONDA:

A) ESCREVA POR EXTENSO O NÚMERO 207.

B) O NÚMERO 207 TEM TRÊS ORDENS: CENTENA, DEZENA E UNIDADE. USE O QUADRO PARA DECOMPOR O NÚMERO 207 E ESCREVA A DECOMPOSIÇÃO.

QUESTÃO 4

LEIA E OBSERVE O MEME A SEGUIR.

FONTE: MARCO ZERO – PRODUZIDO EM CANVA.COM

EM “O MARCO ZERO DAS DIETAS”, QUAL É O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO EM NEGRITO?

AUTORIACRISTIANE S DE SOUZA
COMPONENTE CURRICULARMATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0106) Ler, escrever, comparar números naturais.
(EJALP0119) Reconhecer e compreender que os gêneros literários possibilitam o estímulo da sensibilidade do senso crítico e artístico.
REFERÊNCIASDINIZ, Ana Cristina Pereira. Não é mi… mi… mi… É meme. AnaEduc Serviços Educacionais. 2023. 
TRACANELLA, Aline Tafarelo. Uma breve contextualização histórica e os sentidos do número zero. PUC SP. XX EBRAPEM, 2016. URL http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd1_Aline_tracanella.pdf, consultado em 03/08/2023.