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Matemática- Um pouco dos paralelogramos

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 4º Período (5ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Os polígonos

Só para lembrar!

Os polígonos são figuras geométricas de 2 dimensões, fechadas, constituídas por segmentos de reta chamados de lados conectados por um ponto chamado de vértice.

Imagem:canva.com/paralelogramo_https://l1nk.dev/Kn2Ci

Abaixo temos um exemplo de um polígono de 5 lados.

Imagem do autor produzida no GEOGEBRA

Os paralelogramos

Os paralelogramos são quadriláteros (polígonos de 4 lados) que possuem os lados opostos paralelos e congruentes.

Imagem do autor produzida no GEOGEBRA

A classificação dos paralelogramos

Os paralelogramos podem ser classificados em:

  • Retângulos
  • Losangos
  • Quadrados

Os retângulos

Os retângulos são aqueles paralelogramos que possuem:

  • quatro ângulos retos (90°);
  • lados opostos paralelos e com a mesma medida;
  • diagonais com o mesmo comprimento e se interceptando ao meio.

Imagem do autor produzida no GEOGEBRA

Os losangos

Os losangos são paralelogramos que possuem:

  • lados congruentes;
  • ângulos opostos com a mesma medida;
  • diagonais perpendiculares (ângulo de 90° na sua interseção).

Imagem do autor produzida no GEOGEBRA

Os quadrados

Os quadrados são paralelogramos que possuem:

  • quatro ângulos retos (90°);
  • quatro lados congruentes (mesma medida);
  • diagonais congruentes e perpendiculares.

Imagem do autor produzida no GEOGEBRA

Os paralelogramos no dia-a-dia

Os paralelogramos podem ser encontrados em várias situações no dia a dia. 

Alguns exemplos:

  • Caixas e embalagens.
  • Telas de computadores e televisões.
  • Quadras esportivas.
  • Edifícios e estruturas.
  • Sinais de trânsito.

Imagem:canva.com/caixa/tv/quadra/placastransito_https://l1nk.dev/Kn2Ci

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Em relação aos quadriláteros, podemos afirmar que

(A) todo quadrilátero é paralelogramo.

(B) o retângulo possui, somente, 1 para de lados paralelos.

(C) somente o quadrado possui ângulo de 90°.

(D) o quadrado e o losango possuem os 4 lados com medidas iguais.

QUESTÃO 02

Se em um paralelogramo os lados opostos são iguais, como você pode concluir sobre os ângulos opostos desse paralelogramo?

QUESTÃO 03

Sobre as características dos quadriláteros, responda aos itens.

A) Se um quadrilátero tem todos os lados iguais, qual é o nome desse quadrilátero? Faça um desenho para ilustrar.

B) Agora, se um quadrilátero tem dois pares de lados opostos iguais, mas os lados não são todos iguais, que tipo de quadrilátero é esse? Faça um desenho para ilustrar.

QUESTÃO 04

Abaixo, o único quadrilátero que não é um retângulo é o

(A) Um quadrado.

(B) Um losango.

(C) Um paralelogramo.

(D) Um trapézio.

SAIBA MAIS

Assista ao vídeo, do canal do prof. Hélio, com tudo o que você precisa saber sobre os triângulos e quadriláteros.

Canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0426) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação aos lados e aos ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Referencial TeóricoSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.