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Matemática – Triângulos e quadriláteros

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Atividade

Olá, vamos continuar com as atividades sobre polígonos? 

Hoje você irá aprender um pouco mais sobre os triângulos e quadriláteros, mais especificamente as características e classificações em relação às medidas dos lados e dos ângulos.

Bons estudos

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QUESTÃO 01

Sobre as afirmações abaixo, assinale somente a(s) verdadeira(s).

a) Os triângulos são polígonos que possuem 4 lados e 3 ângulos.

b) Os triângulos podem ser classificados, de acordo com a medida dos seus lados, em: isósceles, acutângulo e equilátero.

c) O triângulo obtusângulo possui um ângulo com medida maior do que 90° e o  acutângulo com ângulos medindo menos do que 90°

d) O triângulo equilátero é aquele em que as medidas dos seus lados são iguais.

e) O triângulo equilátero possui 3 ângulos com medidas iguais a 60°.

QUESTÃO 02

Os triângulos abaixo são equiláteros e isósceles. Determine as medidas, ou as possíveis medidas, desconhecidas.

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QUESTÃO 03

Sobre as afirmações a seguir, assinale apenas a(s) alternativa(s) correta(s).

a) Todo quadrilátero é paralelogramo.

b) O trapézio é um quadrilátero com 2 pares de lados paralelos.

c) Somente o quadrado possui ângulo de 90°

d) O quadrado e o losango possuem os 4 lados com medidas iguais.

e) O retângulo é um paralelogramo que possui 2 pares de lados paralelos e congruentes.

QUESTÃO 04

O pátio de uma escola é retangular e mede 25 metros de diagonal, conforme a figura. Determinar a medida do lado, x, e o perímetro, em metros, desse pátio.

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QUESTÃO 05

O mosaico é uma arte decorativa, nele podemos destacar figuras geométricas ou abstratas. O mosaico abaixo é composto por triângulos, losangos, retângulos, entre outros. Crie seu próprio mosaico contendo somente paralelogramos, trapézios e quadriláteros quaisquer.

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SAIBA MAIS

Assista ao vídeo, do canal do prof. Hélio, com tudo o que você precisa saber sobre os triângulos e quadriláteros.

Canal do prof. Hélio <YouTube>

Acesse essa proposta didática (slides 11 e atividade 11) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-5a-serie/

Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAMA0528) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
(EAJAMA0529) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Referencial TeóricoSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
Exercícios sobre quadriláteros, Brasil Escola, 2022. Disponível em: Lista de Exercícios sobre quadriláteros – Brasil Escola (uol.com.br), Acesso em: 08/08/2022.