MATEMÁTICA – TEM MAIS, TEM MENOS OU TEM TANTO QUANTO.

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


OS NÚMEROS – CONTAGEM E COMPARAÇÃO

A AÇÃO DE CONTAR SEMPRE FOI UMA NECESSIDADE PARA A RAÇA HUMANA. HÁ MILHARES DE ANOS ATRÁS, QUANDO OS HUMANOS VIVIAM EM CAVERNAS, USAVAM O QUE HAVIA NA NATUREZA PARA REGISTRAR AS CONTAGENS. PEDRAS, GRAVETOS, PINTURAS ISSO JÁ ERA UMA IDEIA DO QUE OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS VIRIAM A REPRESENTAR.

FONTE: PROCESSOS DE CONTAGEM – PRODUZIDA CANVA.COM

OS NÚMEROS E OS SISTEMA DE NUMERAÇÃO FORAM CRIADOS MUITO TEMPO DEPOIS. O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É O INDO-ARÁBICO. É UM SISTEMA DECIMAL, COMPOSTO POR DEZ SÍMBOLOS QUE FORMAM TODOS OS NÚMEROS.

OS NÚMEROS SÃO USADOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES:

  • REPRESENTAR QUANTIDADES:
FONTE: QUANTIDADE – PRODUZIDA CANVA.COM
  • ESTABELECER ORDEM:
FONTE: NÚMEROS COMO ORDEM – PRODUZIDA CANVA.COM
  • REPRESENTAR MEDIDAS:
FONTE: NÚMEROS COMO MEDIDAS – PRODUZIDA CANVA.COM
  • COMO IDENTIFICAÇÃO OU CÓDIGO.
FONTE: NÚMEROS COMO CÓDIGOS – PRODUZIDA CANVA.COM

COMPARAÇÃO: TEM MAIS, TEM MENOS OU TEM TANTO QUANTO?

AO COMPARAR QUANTIDADES, É POSSÍVEL DETERMINAR O QUE TEM MAIS, OU QUAL TEM MENOS, OU SE TÊM A MESMA QUANTIDADE.

SITUAÇÃO 1:

FONTE: COMPARAÇÃO – PRODUZIDA CANVA.COM

NA BACIA TEM 20 LITROS DE ÁGUA. NO BALDE TEM 10 LITROS DE ÁGUA. LOGO, NA BACIA TEM MAIS ÁGUA DO QUE NO BALDE. OU SEJA, A QUANTIDADE DE ÁGUA NA BACIA É MAIOR QUE A QUANTIDADE DE ÁGUA NO BALDE. 

DA MESMA FORMA, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE NO BALDE TEM MENOS ÁGUA DO QUE NA BACIA. OU SEJA, A QUANTIDADE DE ÁGUA NO BALDE É MENOR QUE A QUANTIDADE DE ÁGUA NA BACIA.

SITUAÇÃO 2:

FONTE: COMPARAÇÃO 2 – PRODUZIDA CANVA.COM

VEJA QUE NA BACIA TEM A MESMA QUANTIDADE DE ÁGUA QUE TEM NO BALDE, 20 LITROS EM CADA UM DESTES. LOGO, NA BACIA TEM TANTA ÁGUA QUANTO TEM O BALDE.

QUESTÃO 1

A PLACA ABAIXO INDICA A VELOCIDADE MÁXIMA EM UMA VIA PÚBLICA.

FONTE: PLACA DE VELOCIDADE – CANVA.COM

NESTE CASO, O NÚMERO 50 INDICA:

(A) QUANTIDADE.

(B) CÓDIGO OU IDENTIFICAÇÃO.

(C) MEDIDA.

(D) ORDEM.

QUESTÃO 2

OS NÚMEROS SÃO UMA IMPORTANTE CRIAÇÃO HUMANA. SÃO USADOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES. 

ABAIXO TEMOS QUATRO EXEMPLOS DE USO DOS NÚMEROS. OBSERVE CADA UM DELES E USE AS PALAVRAS QUANTIDADE, MEDIDA, ORDEM OU IDENTIFICAÇÃO PARA INDICAR O QUE OS NÚMEROS ESTÃO REPRESENTANDO.

FONTE: NÚMEROS E SUAS FUNÇÕES – CANVA.COM

QUESTÃO 3

A COORDENADORA ANOTOU AS QUANTIDADES DE ESTUDANTES MATRICULADOS NA TURMAS DA EJA DA ESCOLA.

  • 1º PERÍODO: 28 ESTUDANTES.
  • 2º PERÍODO: 22 ESTUDANTES.
  • 3º PERÍODO: 16 ESTUDANTES.
  • 4º PERÍODO: 22 ESTUDANTES.

A TURMA QUE TEM MENOS ESTUDANTES É O

(A) 1º PERÍODO.

(B) 2º PERÍODO. 

(C) 3º PERÍODO.

(D) 4º PERÍODO.

QUESTÃO 4

OBSERVE A SEGUINTE SITUAÇÃO:

  • PEDRO TEM 50 REAIS. 
  • MARÍLIA TEM 20 REAIS. 
  • CLAÚDIA E BRUNO TÊM 30 REAIS CADA UMA. 

AGORA RESPONDA:

A) QUEM TEM MAIS DINHEIRO?

B) QUEM TEM MENOS DINHEIRO?

C) QUEM TEM A MESMA QUANTIA DE DINHEIRO?

AUTORIACRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
COMPONENTE CURRICULARMATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0102) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos.
(EJALP0133) Compreender a tipologia textual os tipos e a estrutura organizacional, sua função e circulação.
REFERÊNCIASGARCIA, Jacqueline. Alfabetização Matemática, 2º ano. 3º edição. São Paulo. Escala Educacional, 2011 (Coleção conhecer e crescer). 

PASSOS, Marinez Meneghello. É bom aprender: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes. Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, 1ª edição. São Paulo, FTD, 2009.