ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
OS NÚMEROS – CONTAGEM E COMPARAÇÃO
A AÇÃO DE CONTAR SEMPRE FOI UMA NECESSIDADE PARA A RAÇA HUMANA. HÁ MILHARES DE ANOS ATRÁS, QUANDO OS HUMANOS VIVIAM EM CAVERNAS, USAVAM O QUE HAVIA NA NATUREZA PARA REGISTRAR AS CONTAGENS. PEDRAS, GRAVETOS, PINTURAS ISSO JÁ ERA UMA IDEIA DO QUE OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS VIRIAM A REPRESENTAR.
OS NÚMEROS E OS SISTEMA DE NUMERAÇÃO FORAM CRIADOS MUITO TEMPO DEPOIS. O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É O INDO-ARÁBICO. É UM SISTEMA DECIMAL, COMPOSTO POR DEZ SÍMBOLOS QUE FORMAM TODOS OS NÚMEROS.
OS NÚMEROS SÃO USADOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES:
- REPRESENTAR QUANTIDADES:
- ESTABELECER ORDEM:
- REPRESENTAR MEDIDAS:
- COMO IDENTIFICAÇÃO OU CÓDIGO.
COMPARAÇÃO: TEM MAIS, TEM MENOS OU TEM TANTO QUANTO?
AO COMPARAR QUANTIDADES, É POSSÍVEL DETERMINAR O QUE TEM MAIS, OU QUAL TEM MENOS, OU SE TÊM A MESMA QUANTIDADE.
SITUAÇÃO 1:
NA BACIA TEM 20 LITROS DE ÁGUA. NO BALDE TEM 10 LITROS DE ÁGUA. LOGO, NA BACIA TEM MAIS ÁGUA DO QUE NO BALDE. OU SEJA, A QUANTIDADE DE ÁGUA NA BACIA É MAIOR QUE A QUANTIDADE DE ÁGUA NO BALDE.
DA MESMA FORMA, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE NO BALDE TEM MENOS ÁGUA DO QUE NA BACIA. OU SEJA, A QUANTIDADE DE ÁGUA NO BALDE É MENOR QUE A QUANTIDADE DE ÁGUA NA BACIA.
SITUAÇÃO 2:
VEJA QUE NA BACIA TEM A MESMA QUANTIDADE DE ÁGUA QUE TEM NO BALDE, 20 LITROS EM CADA UM DESTES. LOGO, NA BACIA TEM TANTA ÁGUA QUANTO TEM O BALDE.
QUESTÃO 1
A PLACA ABAIXO INDICA A VELOCIDADE MÁXIMA EM UMA VIA PÚBLICA.
NESTE CASO, O NÚMERO 50 INDICA:
(A) QUANTIDADE.
(B) CÓDIGO OU IDENTIFICAÇÃO.
(C) MEDIDA.
(D) ORDEM.
QUESTÃO 2
OS NÚMEROS SÃO UMA IMPORTANTE CRIAÇÃO HUMANA. SÃO USADOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES.
ABAIXO TEMOS QUATRO EXEMPLOS DE USO DOS NÚMEROS. OBSERVE CADA UM DELES E USE AS PALAVRAS QUANTIDADE, MEDIDA, ORDEM OU IDENTIFICAÇÃO PARA INDICAR O QUE OS NÚMEROS ESTÃO REPRESENTANDO.
QUESTÃO 3
A COORDENADORA ANOTOU AS QUANTIDADES DE ESTUDANTES MATRICULADOS NA TURMAS DA EJA DA ESCOLA.
- 1º PERÍODO: 28 ESTUDANTES.
- 2º PERÍODO: 22 ESTUDANTES.
- 3º PERÍODO: 16 ESTUDANTES.
- 4º PERÍODO: 22 ESTUDANTES.
A TURMA QUE TEM MENOS ESTUDANTES É O
(A) 1º PERÍODO.
(B) 2º PERÍODO.
(C) 3º PERÍODO.
(D) 4º PERÍODO.
QUESTÃO 4
OBSERVE A SEGUINTE SITUAÇÃO:
- PEDRO TEM 50 REAIS.
- MARÍLIA TEM 20 REAIS.
- CLAÚDIA E BRUNO TÊM 30 REAIS CADA UMA.
AGORA RESPONDA:
A) QUEM TEM MAIS DINHEIRO?
B) QUEM TEM MENOS DINHEIRO?
C) QUEM TEM A MESMA QUANTIA DE DINHEIRO?
AUTORIA | CRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
COMPONENTE CURRICULAR | MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0102) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos. (EJALP0133) Compreender a tipologia textual os tipos e a estrutura organizacional, sua função e circulação. |
REFERÊNCIAS | GARCIA, Jacqueline. Alfabetização Matemática, 2º ano. 3º edição. São Paulo. Escala Educacional, 2011 (Coleção conhecer e crescer). PASSOS, Marinez Meneghello. É bom aprender: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes. Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, 1ª edição. São Paulo, FTD, 2009. |