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Matemática – Análise de Variáveis e Frequências em Gráficos

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 4° Período (5ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Neste texto, abordaremos a importância da identificação e classificação das variáveis, juntamente com suas frequências, em diferentes tipos de gráficos.

Imagem: canva.com/gráficos_https://l1nk.dev/6Uayi

As variáveis são os elementos que representam os dados ou as características que queremos visualizar e analisar nos diferentes tipos de gráficos.

  • Variável Independente: é aquela que causa um efeito ou controla o que está sendo analisado.
  • Variável Dependente: é aquela que é afetada pela causa ou representa o resultado do que está sendo investigado no experimento.

Um exemplo:

Um experimento foi conduzido para investigar como a quantidade de água afeta o crescimento de plantas. 

Variável independente: quantidade de água fornecida às plantas.

Variável Dependente: crescimento das plantas.

Em gráficos, frequências representam a quantidade de vezes que determinado valor aparece em um conjunto de dados e os elementos são os detalhes que compõem a representação visual nos diferentes tipos de gráficos.

Os principais elementos são:

  • Eixos
  • Títulos
  • Legenda
  • Fonte

Exemplo 1:

Uma pesquisa foi realizada para determinar a cor favorita de um grupo de 100 pessoas. Os resultados foram representados no gráfico de colunas abaixo.

Imagem do Autor produzida na Planilha do Excel

Título: A Cor Favorita.

Eixos: Horizontal ( Tipo de Cor) e Vertical (Frequência da Cor Favorita).

Legenda: Não temos.

Fonte: Não tem (Pesquisa aleatória para exemplificação do assunto).

Exemplo 2:

Uma pesquisa foi realizada em uma escola para determinar a preferência dos alunos em relação aos esportes.

Imagem do Autor produzida na Planilha do Excel

Título: O esporte Preferido

Eixos: Não tem

Legenda: Vermelho (Futebol), Azul (Basquete), Vôlei (Roxo), Amarelo (Natação) e Verde (Outros).

Fonte: Não tem (Pesquisa aleatória para exemplificação do assunto).

Encerramos por aqui, mas vale lembrar que os gráficos são ferramentas visuais que facilitam a comunicação de informações.

QUESTÃO 01

Uma loja de brinquedos está realizando uma pesquisa para descobrir qual é o brinquedo mais popular entre os clientes. Eles registraram as vendas dos últimos meses e organizaram os dados em uma tabela e um gráfico de colunas:

Imagem do Autor produzida na Planilha do Excel

Com base na tabela e no gráfico, responda:

A) Qual o título do gráfico?

B) O que está sendo representado no Eixo Horizontal?

C) Qual foi o brinquedo mais vendido?

D) Qual foi o brinquedo menos vendido?

E) Qual foi a diferença entre o número de vendas da boneca e do carrinho?

QUESTÃO 02

Em uma experiência de ciências, um estudante colocou um recipiente com água no sol e outro recipiente com água na sombra e mediu a temperatura da água em ambos os recipientes ao longo de várias horas. Após a análise dos dados, ele concluiu que a temperatura da água no recipiente exposto ao sol era maior do que a temperatura da água no recipiente na sombra. Neste experimento, podemos afirmar que

(A) a temperatura da água é a variável independente e a quantidade de água no recipiente é a variável dependente.

(B) a temperatura da água é a variável dependente e a quantidade de água no recipiente é a variável independente.

(C) a temperatura da água é a variável independente e o tempo de exposição ao sol é a variável dependente.

(D) a temperatura da água é a variável dependente e o tempo de exposição ao sol é a variável independente.

QUESTÃO 03

Uma pesquisa foi realizada em uma escola para descobrir a fruta favorita dos alunos. Os resultados foram registrados na tabela abaixo e representados no gráfico de setor:

Imagem do Autor produzida na Planilha do Excel

Com base na tabela e no gráfico, a fruta escolhida como a favorita pela maioria dos alunos foi a

(A) maçã.

(B) banana.

(C) morango.

(D) uva.

QUESTÃO 04

Um estudante está investigando como o tempo de estudo afeta as notas em matemática. Ele pede a alguns colegas para registrar quantas horas eles estudam por semana e qual é a média de suas notas em matemática. Após coletar os dados, ele analisa se há alguma relação entre o tempo de estudo e as notas.

A) Identifique a variável independente e a variável dependente neste estudo.

B) Simule uma tabela com os resultados.

C) Faça um gráfico de colunas para representar esses dados, indicando os eixos (horas de estudo e notas em matemática) e o título.

O vídeo abaixo faz uma breve explicação de como construir gráficos. Acesse e aprenda um pouco mais.

Canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0431) Identificar e classificar as variáveis, suas frequências e os elementos constitutivos em diferentes tipos de gráficos.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.