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Matemática – Resolvendo Problemas com Medidas de Massa

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Neste texto, iremos resolver 2 problemas utilizando as medidas de massa, mas antes vamos relembrar um pouco do conceito, para que serve e quais são as unidades mais utilizadas para medi-la.

Imagem: canva.com/saco_ração 

A medida de massa é uma grandeza física que expressa a quantidade de matéria contida em um corpo, ou seja, ela indica o quanto um objeto “pesa”

Essa informação é essencial em diversas áreas do conhecimento, como:

  • Cozinha: na preparação das receitas.
  • Indústria: para controlar a quantidade de matéria-prima em seus processos produtivos.
  • Ciências: nos diversos cálculos e experimentos.
  • Saúde: importante para avaliar a saúde de uma pessoa.

Existem diversas unidades de medida de massa, sendo o quilograma (kg) a unidade padrão no Sistema Internacional de Unidades (SI). No entanto, outras unidades são frequentemente utilizadas, como:

  • Tonelada (t): utilizada para medir grandes massas, como a carga de um caminhão.
  • Grama (g): utilizada para medir massas menores, como a massa de um alimento.
  • Miligrama (mg): utilizada para medir massas muito pequenas, como a massa de um medicamento.
  • Arroba (@): utilizada para pesar animais de grande porte como bovinos e equinos (1 arroba equivale a 15 kg).

Problema 1:

Uma fábrica de chocolates produz 500 kg de chocolate por dia. Se cada barra de chocolate pesa 100 gramas, quantas barras são produzidas por semana?

Resolução:

  • Conversão de kg para gramas: 500 kg = 500.000 gramas
  • Cálculo do número de barras por dia: 500.000 :100 = 5.000 barras por dia.
  • Cálculo do número de barras por semana: 5.000 x 7 = 35.000 barras

Resposta: 

São produzidas 35.000 barras de chocolate por semana.

Problema 2

Uma fábrica produz 8.000 biscoitos por hora. Cada pacote de biscoitos contém 20 unidades. Se a fábrica trabalha 12 horas por dia, quantos pacotes de biscoitos são produzidos em um dia?

Resolução:

Cálculo do total de biscoitos por dia: 8.000 x 12 = 96.000 biscoitos por dia.

Cálculo do número de pacotes: 96.000 : 20 = 4.800 pacotes.

Resposta:

São produzidos 4800 pacotes em um dia.

Para finalizar, lembre-se de que as medidas de massa são a base de um mundo equilibrado, desde uma receita de bolo, até a fabricação de medicamentos, a precisão na medida da massa é fundamental. 

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Para pesar um pacote de biscoitos, geralmente utilizamos uma

(A) balança de precisão. 

(B) dinamômetro. 

(C) termômetro. 

(D) régua

QUESTÃO 02

As unidades quilograma, tonelada e grama são exemplos de unidades de

(A) comprimento.

(B) massa.

(C) capacidade.

(D) tempo..

QUESTÃO 03

Uma caixa de chocolates pesa 350 gramas. Se cada chocolate pesa 10 gramas, responda:

A) Quantos chocolates há na caixa? 

B) Se uma pessoa comer 3 chocolates por dia, em quantos dias ela terminará a caixa?

QUESTÃO 04

Um padeiro possui 5 kg de farinha. Ele utiliza 1,5 kg para fazer um bolo e 2,2 kg para fazer pães. Pede-se:

A) A quantidade de farinha que o padeiro utilizou ao todo.

B) A quantidade de farinha que sobrou após a produção do bolo e dos pães.


AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0427) Interpretar e resolver problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024.