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Matemática – Regra de três

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 7ª Série da Eaja.

Nesta atividade, você irá interpretar e resolver situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, utilizando regra de três.

Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.

Regra de três | Matemática – aula 14 | 7ª série – Eaja

Grandezas (Definição): é tudo aquilo que se pode ser medido (comprimento, massa, temperatura, velocidade, etc.)

Razão (Definição): considere dois números a e b, com b diferente de zero. A razão entre esses dois números, nessa ordem, corresponde ao quociente a:b, que também pode ser indicada por a/b.

Exemplo 

Em um jogo de basquete, determinado jogador fez 23 dos 92 pontos marcados pela sua equipe em certa partida. A razão entre o número de pontos feitos por esse jogador e o total de pontos da partida é dada por: 23/92. Simplificando essa fração por 23, obtemos 1/4, o que nos indica que a cada 4 pontos feito pela equipe, 1 ponto foi desse jogador. 

Essas razões são equivalentes, ou seja:

A essa igualdade damos o nome de proporção.

Proporção (Definição): é uma igualdade entre duas razões.

Propriedade Fundamental das Proporções (PFP)

Em toda proporção, o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Grandezas proporcionais (Definição): duas grandezas são proporcionais, quando elas variam a uma mesma taxa ou proporção.

Grandezas diretamente proporcionais (Definição): duas grandezas são diretamente proporcionais quando variam sempre na mesma razão, ou seja, quando uma aumenta a outra aumenta na mesma proporção ou, quando uma diminui, a outra diminui na mesma proporção.

Problema resolvido 01

Observe na imagem o quanto de lactose há, aproximadamente, em 200mL de leite integral de vaca.

Imagem disponível em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 8o ano, p. 109.

No café da manhã, Melina costuma tomar uma xícara de 150mL de leite. Quantos gramas de lactose há nessa xícara?

Diminuindo a quantidade de leite, a quantidade de lactose também irá diminuir, logo as grandezas são proporcionais.

Podemos utilizar a tabela para o cálculo. 

Problema resolvido 02

Um caminhão pode levar 600 sacos de cimento ou 7 290 tijolos. Se o veículo já foi carregado com 100 sacos de cimento, quantos tijolos ainda podem ser colocados no caminhão?

Se a quantidade de sacos diminuir, a quantidade de tijolos também irá diminuir, logo essas duas grandezas são diretamente proporcionais.

Problema proposto 01

O cachorro de Amanda pesa 4,5 kg. Para tratar uma infecção nas vias urinárias, o veterinário receitou um antibiótico cuja dosagem é de 6 mL a cada 10 kg de peso corporal. Quantos mL de antibiótico Amanda dará a seu cachorro?

Problema proposto 02

O tempo de cozimento de um frango depende de sua massa em quilogramas. Sabe-se que um frango de 2,5 kg leva 1h15min para assar. Maria tem 60 min para assar um frango. Qual a massa máxima de frango que ela poderá comprar?

Grandezas inversamente proporcionais (Definição): duas grandezas são inversamente proporcionais quando uma varia na razão inversa da outra, ou seja, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção, ou quando uma diminui, a outra aumenta na mesma proporção.

Problema resolvido 01

Cinco homens levam 20 dias para recapear um trecho de estrada. Esse mesmo serviço seria realizado em quantos dias, se fossem 8 homens no total? 

Se a quantidade de homens aumentar, a quantidade de dias irá diminuir, logo as grandezas são inversamente proporcionais.

Problema resolvido 02

Uma impressora a jato de tinta imprime 100 páginas em 20 min. Quatro impressoras iguais a essa imprimirão essa mesma quantidade de folhas em quanto tempo?

Se aumentar o número de impressoras, o tempo irá diminuir para a impressão das 100 páginas. Logo as grandezas são inversamente proporcionais. 

Problema proposto 01

Para encher um tanque, uma torneira leva 9 horas. Quantas horas são necessárias para encher esse tanque com 3 torneiras de mesma medida de vazão?

Problema proposto 02

Para realizar a colheita de laranjas, um trabalhador levou 12 dias. Se esse mesmo trabalho fosse feito por 4 trabalhadores trabalhando no mesmo ritmo, em quantos dias a mesma colheita seria feita?

Regra de três (Definição): a regra de três simples é uma estratégia para o cálculo de valores desconhecidos em problemas que relacionam grandezas diretamente, ou inversamente, proporcionais. Recebe esse nome, pois são conhecidos três valores em uma situação-problema e deseja-se determinar o quarto valor.

Problema resolvido 01

Camila pagou R $3,50 por 2,5 kg de laranjas. Pedro quer comprar 1,8 kg de laranjas. Quanto Pedro pagará? 

Se diminuir a quantidade de quilogramas de laranja, o valor a pagar também irá diminuir. Logo as grandezas são diretamente proporcionais

Problema resolvido 02

Um automóvel, trafegando em uma estrada a velocidade constante de 90 km/h, faz uma viagem em 2,5 h. A viagem de volta é feita a uma velocidade constante de 75 km/h. Qual é o tempo de duração dessa viagem?

Se diminuir a velocidade o tempo irá aumentar, logo as grandezas são inversamente proporcionais.

Não se esqueçam de acessar o canal do professor Hélio no YouTube. Link: Professor Helio Roberto da Rocha – YouTube 



Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EAJAMA0716) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas (regra de três simples e composta). 
Referências:Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 8o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.Pataro, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).