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Matemática – Prismas e Pirâmides: relações entre seus elementos e planificação

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 5ª Série da Eaja.

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Nesta aula você irá aprender as relações entre o número de vértices, arestas e faces dos prismas e das pirâmides, além de reconhecer e desenhar suas planificações.

Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.

POLIEDROS | MATEMÁTICA | AULA 10 | 5ª SÉRIE – EAJA

Sólidos Geométricos (Definição): são figuras geométricas não planas e podem ser classificados em corpos redondos e poliedros.

Corpos Redondos (Característica): superfície arredondada.

Imagens disponíveis em: PNLD A Conquista da Matemática, Giovanni Júnior, José Ruy, 6º ano, p.91.

Poliedros (Característica): possuem faces planas.

Imagens disponíveis em: PNLD A Conquista da Matemática, Giovanni Júnior, José Ruy, 6º ano, p.91.

Poliedro (Classificação): os poliedros podem ser classificados de acordo com o seu número de faces.

Imagem: Arquivo pessoal Prof. Hélio Roberto – NEC/SME

Elementos de um Poliedro:

Imagens disponível em: PNLD Matemática realidade & tecnologia, Souza, Joamir Roberto de: 6º ano, p.106.

Problema Resolvido

Para representar um poliedro, Bia construiu uma estrutura com palitos de madeira e bolinhas de massa de modelar. Observe: os palitos e as bolinhas da estrutura representam, respectivamente, as arestas e os vértices e a região fechada pelas arestas representam as faces. Determine o número de faces, vértices e arestas do poliedro que Bia construiu.

Imagens disponível em: PNLD Matemática realidade & tecnologia, Souza, Joamir Roberto de: 6º ano, p.106

Resposta: 7 vértices, 7 faces e 12 arestas.

Classificação dos Poliedros

Os poliedros são classificados em Prismas e Pirâmides

Prismas (Definição): são poliedros que possuem faces laterais retangulares e duas bases idênticas e paralelas entre si.

Pirâmide (Definição): são poliedros que possuem uma base, suas faces laterais são triangulares e todas as arestas determinadas pelas faces laterais possuem um único vértice em comum.

Imagens disponíveis em: PNLD A Conquista da Matemática, Giovanni Júnior, José Ruy, 6º ano, p.108.

Os prismas e pirâmides são nomeados de acordo com o polígono da base.

Relação entre o número de faces, vértices e arestas em função do polígono da base.

Prismas

Imagem: Arquivo pessoal Prof. Hélio Roberto – NEC/SME

Análise dos Resultados

  • O número de vértices é o dobro do número de lados do polígono da base
  • O número de arestas é o triplo do número de lados do polígono da base
  • O número de faces é igual ao número de lados do polígono da base adicionado a 2 unidades.

Problema proposto

Determine o número de lados do polígono da base, o número de vértices, faces e arestas dos seguintes prismas e verifique se os resultados obtidos estão de acordo com a análise acima.

a) Prisma de base heptagonal 

b) Prisma de base octogonal

c) Prisma de base decagonal

Pirâmide

Imagem: Arquivo pessoal Prof. Hélio Roberto – NEC/SME

Análise dos Resultados

  • O número de arestas é o dobro do número de lados do polígono da base
  • O número de vértices é igual ao número de faces
  • O número de faces é igual ao número de lados do polígono da base adicionado a 1 unidade.

Problema proposto

Determine o número de lados do polígono da base, o número de vértices, faces e arestas dos seguintes prismas e verifique se os resultados obtidos estão de acordo com a análise acima.

a) Pirâmide de base heptagonal 

b) Pirâmide de base octogonal

c) Pirâmide de base decagonal

Planificação (Definição): é a forma de apresentar um sólido usando apenas um plano, ou seja, é a forma de representar um objeto tridimensional em apenas duas dimensões. Para isso você deverá ter uma visão espacial bastante apurada. 

Planificação de Prismas

Imagem disponível em: PNLD Matemática realidade & tecnologia, Souza, Joamir Roberto de: 6º ano, p.93.

Planificação de Pirâmide

Imagem disponível em: PNLD Matemática realidade & tecnologia, Souza, Joamir Roberto de: 6º ano, p.93.

Problemas propostos

1. Faça o desenho dos poliedros abaixo e em seguida faça a sua planificação.

a) Prisma de base triangular

b) Prisma de base quadrangular

c) Pirâmide de base triangular

d) Pirâmide de base quadrangular

2. Qual é o poliedro representado pelas seguintes planificações?

a)

b )

c)



Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
Prismas e Pirâmides(EAJAMA0525) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do polígono da base. (EAJAMA0526) Planificar prismas e pirâmides identificando seus elementos.
ReferênciasGIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).