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Matemática – Princípios

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Atividade 

Em uma igualdade, o que acontece se acrescentar um valor em ambos os lados da igualdade? E se multiplicar ou dividir um valor?

Nesta atividade você irá verificar que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos

Bom estudo.

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QUESTÃO 01

Na matemática, utilizamos sentenças, na maioria delas, para fazer afirmações sobre números, onde são usados símbolos no lugar de palavras. 

Os mais utilizados são: = (igual a) ≠ (diferente de), > (maior que) e < (menor que).

Uma sentença matemática em que o símbolo = é usado representa uma igualdade.

Ajude os meninos escreverem suas sentenças matemáticas:

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a) Sentença matemática escrita por Paulo

b) Sentença matemática escrita por Pedro

c) Sentença matemática escrita por Mauro

QUESTÃO 02

O princípio aditivo diz que se adicionarmos um mesmo número aos dois membros (lados) de uma igualdade, obtemos uma nova igualdade.

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Agora responda:

a) Quanto devo acrescentar no 1º membro da sentença 2 + 7 + 1 = 6 + 1, para que a igualdade se torne verdadeira?

b) Quanto devo acrescentar no 1º membro da sentença 8 + 3 – 6 = 2 + 1 + 18, para que a igualdade se torne verdadeira?

c) Quanto devo acrescentar no 2º membro da sentença  23 – 10 = 7, para que a igualdade se torne verdadeira?

QUESTÃO 03

Observe a afirmação do menino João:

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Agora responda:

a) Se x = y e y = 10 – 18, qual é o valor de x?

b) Se x = y e y =  33, qual é o valor de x?

c) Se 2 – 3.4 = x e x = y, qual é o valor de y?

QUESTÃO 04

O princípio multiplicativo diz que ao multiplicar os dois membros (lados) de uma igualdade por um mesmo número, obtemos uma nova igualdade.

Utilizando esse princípio responda os itens:

a) Se você multiplicar o 1º membro (lado) da igualdade 4x = 32 por 1/4 , como deverá ser escrito o 2º membro para que se obtenha uma nova igualdade?

b) Se você multiplicar o 1º membro (lado) da igualdade 5x = 40 por 1/5, como deverá ser escrito o 2º membro para que se obtenha uma nova igualdade?

c) Se você multiplicar o 1º membro da igualdade x/7 = 3 por 7, como deverá ser escrito o 2º membro para que se obtenha uma nova igualdade?

d) Se você multiplicar o 1º membro da igualdade x/3 = 12, como deverá ser escrito o 2º membro para que se obtenha uma nova igualdade?

QUESTÃO 05

Aplique os princípios aditivo e multiplicativo, para resolver os itens:

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a) Qual o valor de x na igualdade x + 6 = 18 ao adicionar o número (-6) aos dois membros da igualdade?

b) Quanto devo acrescentar no 1º membro da igualdade x – 12 = 27, para que o valor de x seja igual a 39?

c) Qual o valor de x na igualdade 2x = 36 ao adicionar 1/2 aos dois membros da igualdade?

d) Quanto devo multiplicar o 1º membro da igualdade x/8 = 2, para que o valor de x seja igual a 16? 

SAIBA MAIS

Assista o vídeo do canal do professor Hélio para aprender um pouco mais sobre os princípios aditivo e multiplicativo.

Canal do Prof. Hélio <YouTube>
Componente CurricularMatemática
Objetivos de Aprendizagem e Conteúdos(EAJAMA0522) Verificar que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos 
Referencial TeóricoSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. 

Acesse essa proposta didática (slides 10 e atividade 10) em formato para impressão. Clique aqui: Propostas didáticas – Matemática – 6ª série – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)