Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5º Período (6ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Introdução
Na disciplina da matemática, existem alguns princípios fundamentais na resolução de equações e na compreensão das interações entre os números. Eles estabelecem os fundamentos para solucionar equações que abrangem operações de adição e multiplicação e suas inversas.
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Mas quais são esses princípios?
Na resolução de equações do 1º grau, os princípios fundamentais são:
- Princípio Aditivo.
- Princípio Multiplicativo.
O Princípio Aditivo
O Princípio Aditivo afirma que podemos adicionar ou subtrair a mesma quantidade de ambos os lados (membros) de uma equação sem alterar sua validade.
Isso é o mesmo que dizer que:
“Se dois números são iguais, então adicionar ou subtrair o mesmo valor de ambos os números resultará em dois novos números que ainda são iguais”.
Por exemplo:
- Se 5=5, então ao adicionar 3 em ambos os lados da igualdade, obteremos uma nova igualdade: 8=8.
- Se 12=12, então ao subtrair 8 em ambos os lados da igualdade, obteremos uma nova igualdade: 4=4.
- Se x+3=8, então podemos subtrair 3 de ambos os lados da equação para encontrar o valor de x, o que nos leva a x = 5.
- Se y-4=12, então podemos somar 4 de ambos os lados da equação para encontrar o valor de y, o que nos leva a y = 8.
O Princípio Multiplicativo
O Princípio Multiplicativo afirma que podemos multiplicar ou dividir a mesma quantidade em ambos os lados de uma equação pelo mesmo número sem alterar sua validade.
Isso é o mesmo que dizer que:
“Se dois números são iguais, então multiplicar ou dividir ambos os números pelo mesmo valor resultará em dois novos números que ainda são iguais”.
Por exemplo:
- Se 5=5, então ao multiplicar por 3 ambos os lados da igualdade, obteremos uma nova igualdade: 15=15.
- Se 35=35, então ao dividir por 5 ambos os lados da igualdade, obteremos uma nova igualdade: 7=7.
- Se 2y=20, então podemos dividir por 2 ambos os lados da equação para encontrar o valor de x, o que nos leva a x=10.
- Se y/7=3, então podemos multiplicar por 7 ambos os lados da equação para encontrar o valor de y, o que nos leva a y=21.
Alguns exemplos para fixar!
Exemplo 1:
O que devo fazer na equação 2x-9=21 para determinar o valor de x?
Resolução:
- Primeiro eu devo somar 9 em ambos os lados da equação, o que nos leva a 2x=30.
- E por fim, eu devo dividir por 2 ambos os lados da equação para determinar o valor de x, o que nos leva x=15.
- Portanto, o valor de x é igual a 15.
Exemplo 2:
O que devemos fazer na equação y/4 – 6 = 2 para determinar o valor de y.
Resolução:
- Primeiro devemos acrescentar 6 em ambos os lados da equação, o que nos leva a y/4=8.
- Depois devemos multiplicar por 4 ambos os lados da equação para determinar o valor de y, o que nos leva a y = 32.
- Portanto, o valor de y é igual a 32.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividades
QUESTÃO 01
O princípio aditivo diz que se adicionarmos um mesmo número aos dois membros (lados) de uma igualdade, obtemos uma nova igualdade.
Veja o exemplo:
Agora responda:
A) Quanto devo acrescentar no 2º membro da sentença 2 + 7 + 1 = 6 + 1, para que a igualdade se torne verdadeira?
B) Quanto devo acrescentar no 1º membro da sentença 8 + 3 – 6 = 2 + 1 + 18, para que a igualdade se torne verdadeira?
C) Quanto devo acrescentar no 2º membro da sentença 33 – 10 = 7, para que a para que a igualdade se torne verdadeira?
QUESTÃO 02
O princípio multiplicativo diz que ao multiplicar os dois membros (lados) de uma igualdade por um mesmo número, obtemos uma nova igualdade.
Utilizando esse princípio responda os itens:
A) Se você multiplicar o 1º membro (lado) da igualdade 4x = 32 por 1/4 , como deverá ser escrito o 2º membro para que se obtenha uma nova igualdade?
B) Se você multiplicar o 1º membro (lado) da igualdade 5x = 40 por 1/5, como deverá ser escrito o 2º membro para que se obtenha uma nova igualdade?
C) Se você multiplicar o 1º membro da igualdade x/7 = 3 por 7, como deverá ser escrito o 2º membro para que se obtenha uma nova igualdade?
D) Se você multiplicar o 1º membro da igualdade x/3 = 12 por 3, como deverá ser escrito o 2º membro para que se obtenha uma nova igualdade?
QUESTÃO 03
Para que o valor de x na equação x + 6 = 18 seja igual a 12, eu devo acrescentar
(A) 24 nos dois lados da equação.
(B) – 24 nos dois lados da equação.
(C) 6 nos dois lados da equação.
(D) – 6 nos dois lados da equação.
QUESTÃO 04
Para que o valor de x na equação 3x=15 seja igual a 5, deve-se multiplicar por
(A) 3 os dois lados da equação.
(B) – 3 os dois lados da equação.
(C) 1/3 os dois lados da equação.
(D) – 1/3 os dois lados da equação.
SAIBA MAIS
Assista o vídeo do canal do professor Hélio para aprender um pouco mais sobre os princípios aditivo e multiplicativo.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAMA0418) Verificar que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos. |
Referencial Teórico | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 7° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018 |