You are currently viewing Matemática – Valor numérico de Expressões Algébricas

Matemática – Valor numérico de Expressões Algébricas

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 5º Período (7ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Nesta atividade, iremos praticar o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica. Ao final, perceberemos como esses cálculos são úteis para resolver problemas do cotidiano e da matemática aplicada.

Imagem: canva.com/álgebra_https://acesse.one/7rQQW

Uma expressão algébrica é uma combinação de números, variáveis e operações matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. 

Por exemplo:

  • 2x+3y é uma expressão algébrica, onde x e y são variáveis.
  • 3m – 9n + 5 é uma expressão algébrica onde m e n são as variáveis.

Um exemplo bastante interessante é a expressão algébrica utilizada para determinar o número do calçado de uma pessoa, baseando-se no tamanho do pé:

Nesta expressão, N representa o número do calçado e C o comprimento do pé em centímetros.

O valor numérico de uma expressão algébrica é o resultado que se obtém ao substituir as variáveis por valores numéricos específicos e realizar as operações matemáticas indicadas.

Para calcular o valor numérico de uma expressão algébrica, substituímos as variáveis por seus valores conhecidos e realizamos as operações matemáticas.

Por exemplo:

1) Imagine que você tem uma fórmula para calcular o custo total (CT) de uma festa, dada por 

Onde:

  •  CT representa o custo total e 
  • n o número de convidados. 

Se você tem 30 convidados, o valor numérico da expressão (CT) é:

CT = 50 n+100 = 50×30+100=1550

Ou seja, o custo total da festa seria de R$1550,00.

2) A expressão algébrica para a área A de um terreno retangular é dada por:

Onde:

  • A representa a área do retângulo, 
  • c o o comprimento, e 
  • L a largura do retângulo.

Para um comprimento de 30 metros e largura 15 metros, teremos uma área de:

A = 30 x 15 = 450 metros quadrados.

Ficamos por aqui, mas é importante lembrar que saber calcular o valor numérico de expressões algébricas é uma habilidade que muito contribui para entender e resolver uma ampla variedade de problemas matemáticos.

Até o próximo.

QUESTÃO 01

Quanto custa construir uma casa? 

Para saber quanto custa construir uma casa, é preciso entender bem as variáveis envolvidas: arquitetura, acabamento, terreno, mão de obra, o tipo de projeto (baixo, médio ou alto). 

Projeto padrão baixo: 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Projeto padrão médio: 3 quartos com uma suíte, banheiro social, sala, circulação, cozinha, área de serviço e varanda com garagem.

Projeto alto: 4 quartos, 2 deles suíte e com closet, banheiro para visitas, salas de estar, íntima e de jantar, circulação, cozinha, área de serviço completa e varanda com garagem.

Para se ter um valor médio do custo da construção, pode-se utilizar o seguinte polinômio (fórmula para o cálculo): 

Onde x representa a área (em metros quadrados) a ser construída e R $1.921,74 o custo médio do metro quadrado de acordo com o Sinduscon-Go.

Paulo quer construir uma casa e precisa estimar o seu valor.

Ajude Paulo a decidir determinando os valores para:

A) Casa, padrão baixo, de 100 m2.

B) Casa, padrão médio, de 178 m2.

QUESTÃO 02

Uma fórmula (polinômio) bastante útil no nosso dia a dia, é a utilizada para calcular o consumo de energia elétrica:

Imagem produzidas no site canva.com.br

Onde: k representa a quantidade de kwh mensais, t o tempo de uso e P a potência em watts do aparelho.

A seguir temos uma tabela informando a potência de alguns aparelhos.

Determinar a quantidade de kwh mensal gasto por:

A) uma geladeira ligada 24 horas por dia.

B) um ferro elétrico ligado 3h a cada 4 dias.

C) uma máquina de lavar roupas ligada 4h por semana.

D) um chuveiro elétrico ligado 1h por dia.

QUESTÃO 03

Paulo escreveu o seguinte polinômio para o cálculo do perímetro de um terreno que ele possui: P(x,y) = 4x + 6y, onde x representa a largura e y o comprimento do terreno. 

A esposa de Paulo pretende murar o terreno e, para comprar o material, precisa saber a medida do perímetro. Paulo informou a ela que o comprimento e a largura medem, respectivamente, 30m e 15m. Utilizando o polinômio acima, podemos afirmar que o valor do perímetro que a esposa de Paulo encontrou foi de

(A) 240 metros.

(B) 210 metros.

(C) 230 metros.

(D) 220 metros.

QUESTÃO 04

Júlia pensou em um número e adicionou 8 a ele. Em seguida, ela multiplicou o resultado por 3 e somou o próprio número. Se chamarmos o número pensado por Júlia de x, podemos representar essa situação com o polinômio

(A) x + 8.3 + x.

(B) (x + 8 + x).3 + x.

(C) x + 8.3.x.

(D) 3.(x+8) + x.

SAIBA MAIS

Assista o vídeo, do canal do prof. Hélio, e aprenda um pouco mais!

Canal do Prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAMA0511) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações fundamentais.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.