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Matemática – Descobrindo os segredos dos polígonos

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes do 4º período (5ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O que são polígonos?

São figuras geométricas planas, (2D) fechadas e compostas por segmentos de reta, chamados lados, que se encontram apenas em seus vértices.

Imagem: canva.com/polígonos_https://l1nk.dev/2ZlbL

Seus principais elementos são:

  • Lados: são os segmentos de retas que formam suas bordas.
  • Ângulos: são aberturas formadas pelo encontro dos lados.
  • Vértices: são os pontos onde os lados se encontram.

Imagem do autor produzida no Geogebra

Onde aplicamos os polígonos no mundo real?

Os polígonos têm diversas aplicações no mundo real, abaixo apresento algumas delas:

  • Na construção de edifícios.
  • Em designers gráficos.
  • Em jogos de vídeo games.
  • Em mapas.
  • Em embalagens.

Imagens:

Imagem: canva.com/edifício/designers/mapas/embalagens_https://l1nk.dev/2ZlbL

Como nomeamos os polígonos?

Os polígonos são nomeados de acordo com o número de lados:

Como classificamos os polígonos?

Os polígonos são classificados em:

  • Regulares: são polígonos em que todos os lados têm o mesmo comprimento e todos os ângulos têm a mesma medida.
  • Irregulares ou não regulares: são polígonos em que os lados ou os ângulos (ou ambos) não são todos iguais.
  • Côncavo: polígono com pelo menos um ângulo interno maior do que 180°.
  • Convexo: polígono com todos os ângulos internos menores do que 180°.

Imagem: canva.com/hexágono/heptágono_https://l1nk.dev/2ZlbL

Uma propriedade dos polígonos

Uma propriedade bastante utilizada, na resolução de problemas sobre polígonos, é a que se refere à soma dos seus ângulos internos:

A soma dos ângulos internos de um polígono é determinada pela fórmula 

S = (n-2).180° 

Onde n representa o número de lados do polígono

Um problema para finalizar

Desenhe um polígono com 5 lados e nomeie seus vértices com as letras E, F, G , B, C, D e E. Em seguida, calcule a soma dos ângulos internos do polígono.

Desenho:

Imagem do autor produzida no Geogebra

Soma dos seus ângulos internos:

S = ( n – 2 ).180° = ( 5 – 2 ).180° = 3.180° = 540°.

Ficamos por aqui, até o próximo.

QUESTÃO 01

Responda às seguintes questões:

A) Quantos lados tem um pentágono?

B) Um hexágono regular possui quantos vértices?

C) Qual a diferença entre um polígono côncavo e um polígono convexo? Dê exemplos.

QUESTÃO 02

Complete os espaços em branco:

A) Um polígono é uma figura geométrica plana limitada por ___________ retas.

B) Um triângulo possui ___________ vértices e ___________ lados.

C) Um octógono é um polígono com ___________ lados.

QUESTÃO 03

Um polígono com todos os lados e ângulos iguais é chamado de 

(A) regular.

(B) irregular.

(C) côncavo.

(D) convexo.

QUESTÃO 04

A medida de um ângulo interno de um triângulo equilátero é igual a

(A) 60 graus.

(B) 90 graus.

(C) 120 graus.

(D) 180 graus.

SAIBA MAIS

Assista o vídeo do canal do Prof. Hélio para aprender um pouquinho mais sobre polígonos.

Polígonos: canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0424) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
Referencial TeóricoSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.